Publicidade

Estado de Minas ARTE

Inhotim vai receber novas exposições

Entre os artistas que participam das exibições que se iniciam em setembro, estão nomes como o artista tcheco Dominik Lang e a romena Geta Bratescu


postado em 01/09/2014 10:14 / atualizado em 01/09/2014 10:18

A partir de 4 de setembro, quem visitar o Centro de Arte Contemporânea e Jardim Botânico Inhotim, em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, vai poder conferir diversas novas obras de arte. As galerias de exposições temporárias receberão artistas do Leste Europeu, da Ásia e dos Estados Unidos, e, segundo o instituto, propõem um novo olhar sobre a produção artística contemporânea.

Para o diretor de arte e programas culturais do Inhotim, Rodrigo Moura, nos últimos 10 anos, houve um aumento do interesse mundial pela arte latino-americana e de outras regiões que fogem aos centros hegemônicos de produção. "Esse movimento está muito ligado a uma perspectiva de descentralização das narrativas. Nesse contexto, entendemos que o papel de um espaço como o Inhotim não é apenas colecionar nomes consagrados, mas introduzir outros, menos conhecidos por aqui", explica.

Entre as novidades que poderão ser vistas a partir de setembro deste ano, está uma nova galeria permanente, a décima oitava do instituto, que será dedicada ao pintor norte-americano Carroll Dunham. A galeria vai abrigar um ciclo de pinturas chamado Garden (2008), composto por cinco telas que refletem as impressões do artista sobre o Inhotim.

Já na galeria Lago, um dos quatro espaços do Inhotim para exposições temporárias, serão exibidos trabalhos de três artistas. A romena Geta Bratescu, considerada uma espécie de Louise Bourgeois do Leste Europeu, ganha uma grande mostra individual de sua produção, com trabalhos que datam de 1986 a 2013, intitulada O Jardim e Outros Mitos.

A galeria também recebe o trabalho de Dominik Lang, da República Tcheca, que apresenta Sleeping City (2011), uma instalação composta por esculturas de bronze criadas pelo pai do artista. Em meio a estruturas de ferro e madeira, as peças adquirem novos significados.

Já o artista filipino David Medalla serão representado pela obra Cloud-Gates (1965/2013) da série Bubble Machines – esculturas cinéticas formadas por espuma e criadas pelo artista pela primeira vez na década de 1960.

Serviço

Onde: Inhotim
Endereço: rua B, 20, zona rural, Brumadinho, MG
Funcionamento: Parque - terça a sexta das 9h30 às 16h30; sábado, domingo e feriado das 9h30 às 17h30; Lojas - terça a sexta das 9h30 às 16h30; sábado, domingo e feriado das 9h30 às 18h30; Restaurantes - terça a sexta das 12h às 16h; sábado, domingo e feriado das 12h às 17h; Lanchonetes - terça a sexta das 9h30 às 16h; sábado, domingo e feriado das 9h30 às 17h
Ingressos: terça (exceto feriado): entrada gratuita; quarta e quinta - R$ 20; sexta, sábado, domingo e feriado - R$ 30 (fechado às segundas)
Informações: (31) 3571-6598

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade