Publicidade

Estado de Minas CARNAVAL 2015

Dudu Nicácio: ele nasceu para sambar

O músico e advogado explica por que o carnaval está em seu sangue e fala dos planos para sacudir Belo Horizonte


postado em 13/02/2015 17:31 / atualizado em 13/02/2015 17:46

O músico e carnavalesco mineiro Dudu Nicácio nasceu em plena terça-feira de Carnaval. Não é à toa que se tornou pai de diversos blocos de rua(foto: Divulgação)
O músico e carnavalesco mineiro Dudu Nicácio nasceu em plena terça-feira de Carnaval. Não é à toa que se tornou pai de diversos blocos de rua (foto: Divulgação)
"Eu nasci no carnaval". É com essa frase que o músico e advogado Dudu Nicácio, de 36 anos, que aniversaria em plena terça-feira de Carnaval, mostra que não foi á toa que chegou ao mundo em plena folia. Nascido em Belo Horizonte, mas criado na cidade de Oliveira, região centro-oeste de Minas Gerais, ele conviveu a vida inteira com a cultura dos blocos de rua e do tradicional carnaval do município mineiro. Inclusive, o primeiro bloco que ajudou a criar durante a meninice, em Oliveira, ainda existe: o Acorda Rosinha. A ideia de criar esse inusitado bloco surgiu depois que foi acordar a sogra mal humorada de um amigo, às 5h da manhã, em pleno domingo de Carnaval. A partir daí, ele e os amigos começaram a tradição de sair pelas ruas da cidade vestidos de pijama.

Aqui em BH, Nicácio montou seu primeiro bloco em 2010, o chamado Bloco da Cidade, em parceria com a escola de samba Cidade Jardim. Porém, ele não durou muito e acabou três anos depois. Dudu não ficou parado e acionou sua raiz carnavalesca para criar o Fera Nénem, um bloco especial para as crianças se divertirem com cantigas infantis e brincadeiras.

O bloco Fera Neném em 2015 levou 400 pessoas para as ruas de Belo Horizonte, mesmo com as chuvas que caíam na capital no início de fevereiro(foto: Amanda Lopes/Divulgação)
O bloco Fera Neném em 2015 levou 400 pessoas para as ruas de Belo Horizonte, mesmo com as chuvas que caíam na capital no início de fevereiro (foto: Amanda Lopes/Divulgação)


"Este ano, ficamos admirados com as pessoas que insistiram em desfilar pelas ruas da capital mesmo debaixo de chuva. Esperávamos três mil pessoas, mas as 400 que compareceram, com o temporal que estava na cidade, foi ótimo. Uma criança disse: 'o mais legal foi ficar na chuva'", conta o músico.

Em toda festa de Carnaval, Dudu Nicácio inventa moda. Ano passado, lançou o quarto álbum da carreira, intitulado Coisa de Louco. Em 2015, durante a entrevista à Encontro, o músico anunciou a novidade: "Estou terminando agora o estandarte do meu novo projeto: o Bloco dos Sem". Com marchinha própria, composta por ele e pelo dramaturgo e professor Fernando Limoeiro, os foliões do bloco recém-criado saíram às ruas de BH na sexta de Carnaval, às 15h da praça Afonso Arinos. "É um bloco de última hora, mas tem tudo que precisa, inclusive protesto. O bloco convida todos a comporem a sua marcha dos 'sem'. Mas, sem o quê? Sem banho, sem água, sem dinheiro, sem gasolina, sem casa. Nesse bloco só se possui uma coisa: a vontade de ser feliz", brinca o artista.

O recém-criado Broco dos Sem é a nova aposta de Dudu Nicácio para o Carnaval de BH(foto: Divulgação)
O recém-criado Broco dos Sem é a nova aposta de Dudu Nicácio para o Carnaval de BH (foto: Divulgação)


Mesmo depois da folia deste ano, o músico carnavalesco não para. "Vou lançar uma caixa com os meus quatro CDs, com o melhor do que já fiz em minha carreira. No segundo semestre, ainda quero começar a produzir meu quinto disco", revela. Parece que para esse mineiro, a energia do carnaval dura o ano inteiro. Dudu, passa a receita?

Veja abaixo um vídeo da folia do bloco Fera Neném:



Serviço:

O quê:
Shows Dudu Nicácio – Carnaval 2015
Data: 14/2
Local: Belo Horizonte (Praça da Estação)
Horário: 20h30
Data: 15/2
Local: Congonhas (Estação do Samba)
Horário: 21h
Entrada Franca

O quê: Show Dois do Samba
Data: 16/2
Local: Belo Horizonte (Praça da Estação)
Horário: 21h
Entrada Franca

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade