Publicidade

Estado de Minas NO YOUTUBE

Falamansa e Gabriel, O Pensador criam música que lembra a tragédia de Mariana

O videoclipe terá todas as visualizações revertidas para instituições de apoio à população ribeirinha, atingida pelo rompimento da barragem da Samarco


postado em 19/02/2016 09:19

Genival Lacerda, Mestrinho e Tico Santa Cruz são alguns dos artistas que participam do clipe Cacimba de Mágoa, para ajudar famílias vítimas do rompimento da barragem da Samarco em 2015(foto: YouTube/Reprodução)
Genival Lacerda, Mestrinho e Tico Santa Cruz são alguns dos artistas que participam do clipe Cacimba de Mágoa, para ajudar famílias vítimas do rompimento da barragem da Samarco em 2015 (foto: YouTube/Reprodução)
"O sertão vai virar mar. É o mar virando lama. Gosto amargo do rio Doce. De Regência a Mariana". Assim começa a letra da música Cacimba de Mágoa, criada pelo grupo de forró Falamansa e pelo rapper Gabriel, O Pensador. Ela foi produzida para ajudar a população ribeirinha, que vive às margens do rio Doce, entre Minas Gerais e o Espírito Santo, e que foi duramente afetada pelo rompimento da barragem de rejeitos Fundão, em novembro de 2015, que pertence à mineradora Samarco.

"Fiz uma base na semana que rompeu a barragem. Estava com isto muito na cabeça e escrevi o lamento [parte da letra cantada por ele]. Liguei para o Gabriel e fiz a proposta. Ele topou, escreveu a outra parte. E depois disso, entramos no estúdio para gravar", revela o cantor Tato, vocalista do Falamansa, em entrevista ao portal G1.

O videoclipe da música Cacimba de Mágoa foi lançado oficialmente no dia 15 de fevereiro, no YouTube, e já conta com mais de 417 mil visualizações. Segundo as informações que constam na página do vídeo, todo o dinheiro arrecadado com a audiência será revertida para um fundo de assistência às famílias ribeirinhas com a "finalidade de promover obras sociais comunitárias".

O clipe da emocionante canção mostra cenas da tragégia que abateu o país no ano passado, e inclui celebridades e anônimos segurando cartazes com hashtags (palavras-chave), nas quais é possível ler nomes comuns de pessoas e perguntas que ainda não foram respondidas. Rogério Flausino, Dani Suzuki, Eri Johnson, Thiaguinho, Michel Teló, Neymar e Grazi Massafera são algumas das celebridades que cederam suas imagens para participar dessa campanha "em forma de música".

A letra é bem forte e lembra o sofrimento das pessoas que foram diretamente afetadas pela grande quantidade de lama que varreu a cidade de Bento Rodrigues e que transformou o rio Doce num verdadeiro banco de terra, matando inúmeros peixes. "Quantas famílias com sede, quantas panelas vazias?
Quantos pescadores sem redes e sem canoas?", diz parte da música.

Segundo o grupo Falamansa, o videoclipe e a música serão disponibilizados, em breve, no iTunes e em outros serviços de streaming de video da internet.

Confira, abaixo, o clipe de Cacimba de Mágoa:

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade