Publicidade

Estado de Minas DECORAçãO E DESIGN

Casa Cor 2016 vai além da decoração e do design


postado em 09/09/2016 13:50 / atualizado em 09/09/2016 16:11

(foto: Facebook/Casa Cor Minas/Reprodução)
(foto: Facebook/Casa Cor Minas/Reprodução)
Um dos eventos mais tradicionais em Belo Horizonte, a Casa Cor Minas Gerais chega mais uma vez à região da Pampulha. A mostra, que é considerada a maior das Américas no quesito arquitetura e decoração, acontece simultâneamente em 20 regiões brasileiras e está em sua 22ª edição na capital mineira.

Baseada em sustentabilidade, a Casa Cor reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas. Neste ano, além da decoração e do design, o evento tem, também, outros destaques em espaços temáticos.

Cultura


No Teatro Casa Cor, o público pode desfrutar de manifestações artísticas cariadas, como apresentações musicais e de dança, exibições cinematográficas, exposições, palestras e atividades infantis.

Entre as atrações, está uma apresentação do Quarteto Musik. Formado por músicos integrantes da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, o grupo executa obras de compositores clássicos, como Schubert, Vivaldi e Mozart.

(foto: Bruno Schreiber/Reprodução)
(foto: Bruno Schreiber/Reprodução)
Gastronomia

Com cinco espaços destinados ao universo gastronômico, a Casa Cor 2016 oferece, ao público mineiro, cardápios exclusivos desenvolvidos por chefs importantes, de algumas das prinipais casas de Belo Horizonte.

Um dos convidados é o chef Felipe Rameh, do restaurante Alma Chef, que é responsável pelas cozinhas dos espaços Bento Restaurante e do Bar Notti, na Casa Cor. Seus pratos são basaeados em técnicas modernas ena valorização de produtos da terra, como o "confit de pato com purê de bata e vinho madeira"e o "beef angus ao poivre com baroinha defumada.

Os outros espaços dedicados à gastronomia, na Casa Cor 2016, são o Giardino e Spazio di Vino, o Moca Café e o Café e Restaurante do Museu de Arte da Pampulha.

A Casa Cor Minas Gerais 2016 pode ser visitada até o dia 4 de outubro, na Alameda das Latânias nº 30, no bairro São Luiz, em Belo Horizonte.

Os dias e horários de visitação são: terça a sexta, das 15h às 22h; sábados, das 13h às 22h; domingos e feriados, das 13h às 19h.

Confira a programação gastronômica:


09 de setembro, sexta, às 19h - Gabriel Trillo da Inusitada/Café Cine BrasilCozinha mineira de vanguarda | Prato: Costelinha à pururuca, creme de maçã e cúrcuma.

13 de setembro, terça, às 19h - Renata Aline | Personal CookDe mar em mar | Menu: Casquinha de siri da Rê + arroz gratinado com abacaxi, castanha de caju e camarão no abacaxi + queijo coalho gratinado com licor de cassis.

14 de setembro, quarta, às 19h - Jaime Solares da Borracharia GastropubCarne de sol em 3 cores | Menu: Tartare de filé de sol + escondidinho de carne de sol com pirão de leite + alcatra de sol grelhada com batata doce e vinagrete de dedo de moça.

18 de setembro, domingo, às 15h - Edson Puiati – Coordenador do curso de Gastronomia da UNACozinha Kids | Pizza.

21 de setembro, quarta, às 19h - Eduardo Avelar do Territórios Gastronômicos - Menu dos Territórios | 3 pratos homenageando o trajeto da BR383.

23 de setembro, sexta, às 19h - Pâmela Sarkis do NutrichefeCozinha Fit Funcional Inusitada | Menu: Espaguete de pepino ao creme agridoce de manga e cogumelos + Frango Thai com quinoa verde picante + Torta raw de frutas vermelhas com massa de macacoco.

25 de setembro, domingo, às 15h - Gabriel Trillo da Inusitada/Café Cine Brasil - Espaguete de porco | linguiça, pernil desfiado.

27 de setembro, terça, às 19h - Flávio Trombino do XapuriJardins de Burle Marx | Prato vegetariano em homenagem ao Complexo Arquitetônico da Pampulha.

28 de setembro, quarta, às 19h - Caetano Sobrinho, A Favorita | prato a definir

30 de setembro, sexta, às 19h - Lucas Peloso do Villa Robert - É possível fazer cozinha italiana sem glúten e sem lactose? | Menu: Canelone com massa de arroz oriental, ricota Lac Free, molho de tomate orgânico e panna cotta de baunilha sem lactose e coulis de framboesa.

02 de outubro, domingo, às 15h - Américo Piacenza da Cantina Piacenza | Prato vegetariano | Agnalotti del plin de queijo canastra e taioba ao bechamel de abóbora.

03 de outubro, quinta, às 19h - Leo Paixão, Gloutonprato a definir

04 de outubro, terça, às 19h - Leandro Pimenta do Café com Letras - A importância dos quintais na cozinha de minas e a utilização dos produtos na cozinha de vanguarda | Releitura da canja + Cupim em baixa temperatura com arroz de pequi.

As inscrições para as aulas estão abertas e você pode garantir seu lugar comprando seu ingresso antecipadamente pelo site blueticket.com.br ou na bilheteria da mostra. São 25 vagas por jantar/aula e o investimento é de R para as aulas que acontecem de terça a sexta, sendo que a entrada para a CASA COR Minas já está inclusa no valor da inscrição. O valor das aulas para crianças é de R e o adulto acompanhante terá 50% de desconto no ingresso para a CASA COR Minas. A duração das atividades é de aproximadamente duas horas.

CASA COR CONVERSA

A CASA COR Minas Gerais, pelo segundo ano, traz o CASA COR Conversa, uma iniciativa sustentada por quatro pilares: inspiração, conteúdo, entretenimento e networking. Essa programação paralela acontece dentro da mostra e tem como objetivo fomentar esses pilares através de mesas redondas, experiências gastronômicas, apresentações musicais e teatrais, atividades para crianças, degustação de vinhos e muitas outras atividades.

Abaixo, a programação cultural:

10 de setembro, sábado, às 19h | Idélli BH apresenta: Frederico Heliodoro Trio. Nesse projeto, o baixista apresenta, além de composições próprias, releituras de canções consagradas, como Cais de Milton Nascimento e Rock`n Roll de Led Zeppelin. Integram o trio Marcus Abjaud (teclados) e Felipe Continentino (bateria).

11 de setembro, domingo, às 17h | Criativa Persianas apresenta: Ausier Vinicius e grupo Pedacinhos do Céu. Uma das maiores referências do chorinho no país, o cavaquinhista Ausier Vinicius, ao lado do grupo Pedacinhos do Céu, apresenta repertório com clássicos do gênero como Waldir Azevedo, Pixinguinha, entre outros.

11 de setembro, domingo, às 14h [oficina] | Ateliê Infantil de Teatro: Creatio – O Teatro que improvisa histórias com Rodolfo Costa, psicólogo, coach e diretor da Cia de Teatro Espontâneo e Playback Creatio. Oficina voltada para crianças de 7 a 11 anos. Criatividade, imaginação, expressão corporal e verbal são elementos presentes nesse novo estilo de teatro que resgata o valor educativo e terapêutico do ato de compartilhar e contar histórias oralmente. Por se tratar de um teatro de histórias reais, a oficina acontece num clima afetuoso que combina autoconhecimento, diversão e respeito, preparando as crianças a encenar e assistir episódios da vida uns dos outros.

15 de setembro, quinta, às 15h | [mesa redonda] Nossa batalha, sua conquista com Renata Amaral, Presidente da ABD. Bate papo esclarecedor sobre dois itens inadiáveis: regulamentação profissional e reserva técnica. Evento aberto ao público com inscrições através do site www.abd.org.br ou telefone (31) 3227.5522

15 de setembro, quinta, às 19h30 | [palestra] 100 anos de Arquitetura Industrializada: o que ainda falta? Com Bruno Campos, Marcelo Fontes e Silvio Todeschi. Um panorama sobre casas pré-fabricadas e arquitetura industrializada, desde o início do século XX até hoje e a variedade de soluções extraordinárias. Concepção, projeto e construção do protótipo da Casa Lâminus, desenvolvida pela BCMF Arquitetos para a CASA COR 2016 Minas. A experiência da BCMF com projetos que incluem elementos pré-fabricados ou sistemas industrializados.

18 de setembro, domingo, às 17h | Criativa Persianas apresenta: Rufo Herrera e Orquestra Ouro Preto. Neste concerto, o bandoneonista e compositor argentino Rufo Herrera se junta à Orquestra Ouro Preto para um concerto inspirado na efervescência cultural da América Latina.

20 de setembro, terça, às 19h30| [mesa redonda] Um novo olhar para a cidadecom Daniel Simão, Gustavo Greco e Teodomiro Diniz. Numa mesa redonda, estes três nomes de peso vão falar sobre sobre reativação de edifícios no Centro da cidade e como o design e a arte podem contribuir para criação de um novo olhar para a cidade.Gustavo é o nome à frente da premiadíssima Greco Design; Tedoromiro trata a história da nossa cidade com muito respeito, e através da sua construtora, desenvolve projetos de retrofit em edifícios abandonados no Centro de BH; Daniel, recentemente lançou um projeto de ocupar o Edifício Almeida, também no Centro, com arte, empresas ligadas à industria criativa e outras iniciativas.

21 de setembro, terça, às 19h30 | [bate-papo] O afeto como ferramenta criativa e de negócios com Mary Figueiredo Arantes, Lúcio Ventania, Bruna Miranda e Ana Helena Miranda. Bate-papo realizado pela revista Habitat sobre a tendência do Lowsumerism, que prevê o consumismo como um comportamento ultrapassado. Iniciativas colaborativas, sustentáveis e coletivas, que visem a preservação do meio-ambiente, o cuidado com o próximo e um consumo equilibrado, são alguns dos frutos gerados por essa nova tendência. A designer de acessórios Mary Figueiredo Arantes, o mestre bambuzeiro Lúcio Ventania e a jornalista e criadora do projeto Slow Living, Bruna Miranda irão compartilhar suas experiências e impressões sobre o tema. A mediação ficará a cargo da editora-chefe da revista Habitat, Ana Helena Miranda.

21 de setembro, quarta, às 16h30 | 29 de setembro, quinta, às 20h | Canal Curta apresenta: Por um triz. O documentário acompanha o processo criativo do Grupo Corpo na construção do espetáculo Triz, lançado em 2013. Os olhares dos bastidores, o dia a dia dos bailarinos e os desafios da equipe são mostrados intensamente ao longo dos últimos meses de ensaios antes da estreia. Dirigido por Eduardo Zunza e idealizado pelas bailarinas Carolina Amares e Jacqueline Gimenez, com produção e realização da Camisa Listrada, co-produção da Quarteto Filmes e correalização do Grupo Corpo para o Canal Curta.

22 de setembro, quinta, às 20h | Novolar Persianas apresenta: Junior Giovanini e Casa Comigo Lounge. Bossa Nova, música mineira e chorinhos formam o repertório apresentado pelo pianista Junior Giovanini e o trio Casa Comigo Lounge, formado por Ligia Cabral, Luciano Soares e Nani Percussão.

22 de setembro, quinta, às 20h | Junior Giovanini e Casa Comigo Lounge. Bossa Nova, Música Mineira e Chorinhos compõem o repertório intimista de Junior Giovanini e o trio Casa Comigo Lounge, formado por Ligia Cabral, Luciano Soares e Nani Percussão.

24 de setembro, sábado, às 19h30 | Quarteto Musik. O grupo formado por músicos integrantes da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais apresenta composições de Franz Schubert, Antonio Vivaldi, Wolfgang Amadeus Mozart, entre outros.

25 de setembro, domingo, às 16h, 17h30 e 19h | Cia Sesc de Dança. Apresentação de trechos coreográficos do repertório da companhia, adaptados especialmente para o espaço Teatro CASA COR.

25 de setembro, domingo, às 14h [oficina] | Desenho em movimentocom Débora Lopes, Diretora do Centro de Arte Savassi. A partir de diferentes estímulos lúdicos e artísticos, com traços de desenhos e com o corpo em movimento, crianças de 6 a 8 anos irão vivenciar uma tarde colorida, criativa e dançante.

29 de setembro, quinta, às 19h| [palestra] YAH! O novo marketplace de sinalização com Gustavo Greco e Felipe Davis. Um bom projeto de sinalização orienta as pessoas num espaço para que, sem contar com a ajuda de ninguém, elas saibam qual caminho seguir. O design é o elemento que torna a mensagem clara, eficaz e visualmente adequada ao seu ambiente. Gustavo Greco e Felipe Davis apresentam como funciona a YAH!, uma plataforma online de projetos de sinalização customizáveis, que torna acessível os projetos assinados por renomados designers.

30 de setembro, sexta, às 20h | Criativa Persianas apresenta: Junior Giovanini e Casa Comigo Band. O pianista Junior Giovanini, ao lado da Casa Comigo Band, formada por renomados e experientes músicos do cenário mineiro, apresenta repertório requintado, transitando por clássicos internacionais do jazz, MPB e Bossa Nova.

01 de outubro, sábado, às 14h30 e às 15h30 | Mergulho EnCena: SEVEN. SEVEN é um espetáculo de dança contemporânea elaborado a partir de novas concepções sobre os Sete Pecados Capitais, tendo como resultado as vivências particulares dos integrantes do grupo Mergulho EnCena. Concepção e direção coreográfica de Carlos Arão e criação do coletivo de bailarinos do grupo.

02 de outubro, domingo, às 17h | Criativa Persianas apresenta: Frederico Heliodoro Trio. Nesse projeto, o baixista apresenta, além de composições próprias, releituras de canções consagradas, como Cais de Milton Nascimento e Rock`n Roll de Led Zeppelin. Integram o trio Marcus Abjaud (teclados) e Felipe Continentino (bateria).

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade