Publicidade

Estado de Minas BH RETRÔ

Mercado Novo e ruas de Belo Horizonte serão ocupadas por amantes do universo retrô

Evento tem passeio de bicicleta, exposição de carros, motos e bikes antigas, além de músicas de época, desfile e concurso de figurinos


postado em 11/10/2019 17:47 / atualizado em 12/10/2019 17:31

O BH Retrô vai reunir amantes da cultura vintage no estacionamento do Mercado Novo, na área central de Belo Horizonte(foto: BH Retrô/Divulgação)
O BH Retrô vai reunir amantes da cultura vintage no estacionamento do Mercado Novo, na área central de Belo Horizonte (foto: BH Retrô/Divulgação)
O Mercado Novo e as ruas de Belo Horizonte vão ser ocupados por amantes do universo retrô no domingo (dia 13 de outubro), das 9h às 18h. Figurinos de época, carros, motos, bikes antigas, músicas com temática vintage e um mercadinho das pulgas vão tomar o espaço na avenida Olegário Maciel, que já se tornou um point cultural. "A proposta do Mercado Novo casa muito bem com o BH Retrô", afirma Eric Elias Guimarães, um dos idealizadores do evento. O BH Retrô está em sua terceira edição (as duas primeiras foram no Grande Hotel Ronado Fraga).

As exposições acontecem durante todo o dia, na área do estacionamento, no segundo piso do Mercado. Pela manhã, será feito o Tweed Ride pelas ruas de BH, um dos mais divertidos e charmosos passeios de bicicleta da capital, com um grupo de bikers amantes da "magrela" e do universo vintage.

Na parte da tarde o grupo de dançarinos Be Hoppers vai interagir com o público com a dança lindy hop, do século passado. As músicas vão seguir a temática retrô, com repertório voltado para jazz, swing, charleston e outros ritmos de época. No final do dia, haverá concurso de bicicletas antigas e melhores figurinos. "É perceptível que o fenômeno da cultura retrô tem crescido e ganhado novos adeptos a cada ano. Não há alguém que não tenha boas recordações quando vê algo 'de outros tempos'", afirma Eric.

Mercado revitalizado

O Mercado Novo foi inaugurado em 1960 e neste ano passou por um processo de revitalização, respeitando sua estrutura e antigas características. O espaço foi redescoberto por empreendedores, principalmente da gastronomia, que se juntaram em uma ação para manutenção de sua cultura e aspectos históricos. "Mas não queremos que seja só um mercado gastronômico. Estamos trazendo também arte, tapeçaria, relojoaria, artesanato e cerâmica", afirma Gabriel Filho, superintendente do Mercado Novo. A ideia, diz, é criar uma agenda com projetos temporários no espaço, de forma a incrementar o público.

BH Retrô
Endereço: Mercado Novo - Avenida Olegário Maciel, 742, segundo andar (estacionamento)
Data: 13/10 (domingo)
Horário: 9h às 18h

Programação:
  • 9 h - Concentração no Mercado Novo para a saída do Tweed Ride

  • 10h30 - Saída do Tweed Ride rumo ao museu de engenharia

  • 12h30 - Chegada do Tweed e pausa para o almoço; apresentação musical com banda de jazz

  • 13h -  Apresentação dos Be Hoppers e oficina de dança  16h - Concurso de bicicletas antigas e melhores figurinos

  • 18h - Encerramento

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade