Publicidade

Estado de Minas ENCONTRO DELAS

Encontro Delas reúne mais de 2 mil atletas no Belvedere

Ao todo, foram 21 premiações em sete categorias. Corrida contou com a participação de diversas faixas etárias em manhã de sol e alto astral


postado em 20/05/2019 09:53 / atualizado em 20/05/2019 11:38

Largada da prova realizada no domingo de manhã: corrida contou com a participação de mulheres de diversas faixas etárias (foto: Violeta Andrada)
Largada da prova realizada no domingo de manhã: corrida contou com a participação de mulheres de diversas faixas etárias (foto: Violeta Andrada)
 Mais de 2 mil mulheres correram a 19ª edição da Encontro Delas, na Lagoa Seca, no bairro Belvedere, em Belo Horizonte. A manhã de sol, céu azul e de temperatura amena ajudaram a aumentar o clima de alto astral, bom humor e energia nos percursos de 5 km e 10 km. Sem esquecer a maquiagem, as selfies e as fotos com o grupo, a corrida contou com a participação de mulheres de diversas faixas etárias. Na torcida os filhos, namorados e até os pets desejavam boa sorte.

Foram premiados os primeiros, segundos e terceiros lugares de sete categorias. Além do troféu as vencedoras levaram uma medalha – joia exclusiva confeccionada pela Manoel Bernardes – além de diversos presentes dos patrocinadores. 
Premiação da categoria 10 km: a maranhense Zildilene Silva Luz foi a grande campeã (foto: Violeta Andrada)
Premiação da categoria 10 km: a maranhense Zildilene Silva Luz foi a grande campeã (foto: Violeta Andrada)
 
O primeiro lugar no pódio dos 10 quilômetros teve gostinho especial para Zildilene Silva Luz, de 35 anos. A maranhense que se mudou para Belo Horizonte na juventude competiu pela quinta vez na Encontro Delas, mas nesta edição ela comemorou no alto do pódio pela primeira vez. “Já havia conseguido um segundo lugar, mas com essa vitória de hoje eu fiquei feliz demais.” Há dois anos Zildilene intensificou o ritmo dos treinos. Com um sorriso decidido, ela afirma que está se preparando também para desafios mais longos: quer correr a São Silvestre.  “Gosto muito dessa prova da Encontro, é um incentivo”, diz a campeã, que completou o percurso em 42 minutos e 49 segundos.

Há 23 anos no esporte, Érika Maria Vieira pretende correr até quando puder. Com o tempo de 19 minutos e 20 segundos, ela levou o primeiro lugar geral do percurso de 5 quilômetros, em sua quarta participação na Encontro Delas. “A corrida é um esporte maravilhoso, a que todos têm acesso.” O lugar mais alto do pódio só faz aumentar o pique e a vontade de ir longe dessa mineira de Conselheiro Lafaiete. Erika está se preparando agora para um torneio internacional. “Acabei de conseguir uma vaga para representar o Brasil no mundial de corrida de montanha no Havaí.” E se depender de sua energia e do desejo de correr, na próxima edição da Encontro Delas não se admirem se a campeã estiver novamente no pódio.  A boa adrenalina da atividade física ela divide com a família. Mãe de Simon Taylor, de 7 anos, o garotinho já pratica vários esportes, seguindo a trilha da mãe campeã.
Premiacão da categoria 5 km: Érika Maria Vieira ficou com o primeiro lugar (foto: Violeta Andrada)
Premiacão da categoria 5 km: Érika Maria Vieira ficou com o primeiro lugar (foto: Violeta Andrada)
 
A Encontro Delas foi colorida por corredoras de diversas faixas etárias. Paula Geber, professora de ioga, começou a correr em 1999 e nunca mais deixou o esporte. “É muito bom, tudo que você precisa é de um tênis. Dá para correr em qualquer lugar.” Paula incentivou a filha a experimentar. Bettina Geber, estudante de medicina, suou a camisa, mas correu bem sua primeira prova de 5 quilômetros ao lado da mãe. “É uma diversão muito saudável.” Circuito democrático, a Encontro Delas contou com a presença de crianças e de avós. Wilma Rodrigues, professora aposentada, começou a correr aos 60 anos. Aos 68, está em plena forma, melhor a cada dia: “Correr preenche a vida, renova as energias e nos traz muitos novos amigos”.  

A corrida é também um esporte inclusivo. “Muitos, por que tem algum tipo de limitação, estão em casa quando poderiam estar correndo”, diz Daniel Rogério Comunian, guia da atleta Dóres Fernandes Leite, deficiente visual de 55 anos que correu o percurso de 5 quilômetros. Apoiada pelos projetos “Bom na Bola, Bom na Vida e Fortalecer, ela já foi treze vezes campeã da Corrida de São Silvestre em sua categoria. Dóres participa da Encontro Delas desde sua primeira edição: “Gosto demais dessa corrida, é um circuito rápido que valoriza todas as categorias.”  

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade