Publicidade

Estado de Minas ESPORTE

Conheça o tenista mineiro medalhista no Pan-Americano de Lima

João Menezes conquistou o ouro no torneio. Para chegar ao pódio, o atleta teve que superar tropeços e vontade de desistir


postado em 05/08/2019 17:23

"Ouremos!" postou João Menezes no Instagram comemorando a medalha de ouro (foto: Alexandre Loureiro/Divulgação)
Tem mineiro no lugar mais alto do pódio nos Jogos Pan-Americanos de Lima. O uberabense João Menezes, de 22 anos, levou o ouro após bater o chileno Tomas Barrios. Os dois já chegaram a jogar juntos há menos de um mês, no Challenger de Winnipeg. Na ocasião, a dupla chegou até as oitavas de final. Mas, além do tenista adversário, o mineiro também teve que derrotar a vontade de desistir e a saudade da família para conquistar a sua medalha.

A paixão pelo esporte está no sangue de João. Seu pai e avô jogavam tênis e levavam o pequeno atleta para o clube, onde ficava brincando com a raquete. O que começou como uma brincadeira evoluiu e João teve que sair da sua cidade para crescer no esporte. Ele morou durante quatro anos em Itajaí (SC). Depois o atleta foi treinar na Espanha. Apesar do esforço e dedicação, as vitórias não vinham. O tenista chegou a vencer apenas duas partidas em 12 torneios disputados. A distância da família e os maus resultados quase fizeram o atleta desistir da sua carreira no final de 2018.

No começo deste ano, o tenista uberabense resolveu voltar a treinar em Itajaí, com a ajuda da Confederação Brasileira de Tênis. A volta à terra natal e às quadras que conhecia trouxe de volta as vitórias e resgatou sua a confiança. Agora, com o ouro no pescoço, João Menezes está a poucos passos de se classificar para as Olimpíadas de Tóquio 2020. Para isso ele terá que continuar entre os 300 melhores tenistas do mundo no ranking da ATP. Hoje, ele ocupa a 212ª posição.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade