Publicidade

Estado de Minas FUTEBOL

Saiba quais são os mineiros campeões da Copa do Mundo


postado em 27/10/2022 16:28 / atualizado em 17/11/2022 15:27

(foto: Unsplash)
(foto: Unsplash)
Na Copa do Mundo de 2022 o Brasil levará 26 atletas e em todas as outras edições contou com atletas de Minas Gerais. Em 1970, por exemplo, eram três. Mas desta vez apenas um jogador nascido em Minas deve ser convocado, o volante Fred do Manchester United.

Caso o Brasil seja campeão, ele pode entrar em uma lista ilustre de mineiros que já conquistaram a maior competição do futebol. Entre eles, um tal de Edson Arantes do Nascimento.

As chances do Brasil são grandes na Copa de 2022, sendo um favorito claro para a conquista do título há anos. Jogo a jogo a seleção deve ser favorita nas odds de casas como a Sportsbet, inclusive contra grandes seleções europeias: https://sportsbet.io/pt/sports/soccer/international/fifa-world-cup-2022/matches

Copa de 1958

Antes da Copa de 1958, o Brasil levou jogadores nascidos em Minas Gerais em todas as edições, com 1938 sendo o recorde com cinco nomes. Na conquista da Suécia, um mineiro de Três Corações foi fundamental: Pelé foi o destaque da seleção com apenas 17 anos. Mas Pelé não era o único. O zagueiro Mauro, nascido em Poços de Caldas, também estava presente, mas foi protagonista na Copa seguinte.

Copa de 1962

Mauro foi o capitão na Copa do Mundo do Chile depois de Bellini ter levantado a taça – de forma icônica, levantando-a acima de sua cabeça – na Copa anterior. Pelé fez parte do bi também, com papel diminuído em relação à copa anterior por causa de uma lesão.

Copa de 1970

Depois da desilusão na Copa da Inglaterra, o Brasil voltou a encantar ao mundo na Copa de 1970, realizada no México. Pelé teve uma campanha histórica, tanto pelos gols que fez como pelos que não fez. A seu lado no ataque estava Tostão, que talvez é o nome mais ilustre desta lista porque se Pelé é de Três Corações, ele fez toda sua carreira no Santos. Já Tostão, mineiro de Belo Horizonte, é um ídolo histórico do Cruzeiro. Ainda tinha outro mineiro titular daquela seleção histórica: Wilson Piazza, nascido em Ribeirão das Neves e também um grande nome da história do Cruzeiro.

Copa de 1994

A Copa de 1994 foi um momento de respiro para o futebol brasileiro, encerrando 24 anos de jejum. Apesar de ter alguns nomes que ganharam títulos e fizeram parte do futebol mineiro, como Taffarel, Zinho, Muller e especialmente Ronaldo, que estava no Cruzeiro quando foi convocado e hoje inclusive é proprietário da SAF. Entretanto, nenhum desses jogadores ou qualquer outro nasceu em Minas Gerais, um fato único entre os campeões.

Copa de 2002

O pentacampeonato do Brasil veio em 2002 no Japão e Coréia do Sul com dois mineiros titulares como parte do sistema defensivo. O zagueiro Roque Júnior, nascido em Santa Rita do Sapucaí e revelado no Santarritense, onde jogou antes de partir para o futebol paulista. Já Gilberto Silva teve carreira maior no futebol mineiro. O volante de Lagoa da Prata foi formado no América Mineiro, onde jogou por quatro anos antes de ir para o Atlético-MG. Na sua volta da Europa, onde foi ídolo do Arsenal, passou mais uma vez no Atlético-MG.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade