Publicidade

Estado de Minas

Requeijão de raspa


postado em 20/06/2012 08:54

O crepe leva carne de galinha caipira e o famoso requeijão de raspa: sabores marcantes e bem mineiro(foto: Rogério Siqueira)
O crepe leva carne de galinha caipira e o famoso requeijão de raspa: sabores marcantes e bem mineiro (foto: Rogério Siqueira)

Olá, amigo da cozinha! A cada vez que viajo para garimpar as delícias da culinária mineira, confesso que fico um pouco apreensivo só de pensar o que farei quando essas minas se esgotarem. Mas, basta mais uma viagem, mais uma bateada, e o ouro aparece, restabelecendo minha convicção de que nunca terei o dissabor de voltar com o embornal vazio.

 

Nossa receita de terroir de hoje vem da cidade de Itaúna, onde uma jovem cozinheira, nutricionista e aspirante a chef de cozinha prepara um prato com sabor de sua infância, e de tantos outros conterrâneos. Rafisa Nogueira, apesar de seus apenas 22 anos, há muito convive com as agruras das cozinhas, acompanhando sua mãe no preparo de centenas de refeições do dia a dia do Anfitrião Gourmet.

 

A jovem não se assusta com isso, pois a paixão já tomou conta dela desde que retornou da Austrália, onde estudou gastronomia. Agora, se prepara para fazer o curso do Senac, para depois comandar um bistrô-café temático em sua cidade. Seu desejo é apresentar diversas culturas do mundo, mas, é claro, dando ênfase a Minas Gerais.

 

E o carro-chefe não poderia ser outro que não o sabor marcante do “melhor requeijão de raspa de Minas”, opinião que ouso compartilhar com ela, pois encontrar um requeijão de raspa igual já é difícil; um melhor, então, nem se fala! No café da manhã dos itaunenses a iguaria é obrigatória, e quem conhece sabe o valor que tem a regularidade e o equilíbrio do sabor e da textura, fatores que o tornaram símbolo da gastronomia local.

 

A receita do Crepe de Galinha Caipira leva, na massa, leite, ovo, farinha de trigo e manteiga derretida. O recheio é feito com ora-pro-nóbis, galinha caipira e requeijão de raspa, produzido pela cooperativa de produtores rurais da cidade. O prato será destaque de seu cardápio, mas o sabor do crepe com frango e requeijão já é bem conhecido dos amigos que lhe servem de cobaias em seus deliciosos experimentos.

 

Bom apetite!

 

*Eduardo Avelar é chef de cozinha e um dos fundadores da Conspiração Gastronômica. Escreve mensalmente na Encontro

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade