Publicidade

Estado de Minas ARTIGO

Coma bem, viva bem


postado em 27/03/2013 14:49 / atualizado em 27/03/2013 14:52

Comer um bom macarrão a qualquer hora do dia pode deixar de pesar na consciência e na balança, desde que a pessoa saiba escolher o molho e o acompanhamento certo. Vale lembrar que o carboidrato é a nossa principal e mais acessível fonte de energia, devendo estar presente em 60% e 70% das calorias do nosso dia alimentar.

O macarrão, por exemplo, é uma ótima fonte de carboidrato e energia. O que diferencia as diferentes fontes de carboidrato é o índice glicêmico (IG), quanto maior o IG mais lenta é a digestão e a absorção da glicose garantindo a saciedade por um tempo maior. As massas integrais tem um alto índice glicêmico, sendo a melhor opção para quem está de olho na balança. Para equilibrar a refeição, a dica é escolher molho de tomate com vegetais e proteína magra (peixe ou frango).

Os verdadeiros criadores da massa, do modo como a conhecemos hoje, foram os árabes, no período da Idade Média. Eles foram provavelmente os responsáveis por introduzir o macarrão na Itália, onde a receita foi aprimorada e se disseminou para o resto do mundo.

O Guia Alimentar, do Ministério da Saúde, aconselha ingerir seis porções de carboidratos por dia, como massas, cereais, pães e tubérculos. Cortar esses índices da dieta pode causar fraqueza e mau humor. O Brasil é o terceiro maior consumidor de macarrão do mundo em volume. Por habitante, é o 17º país. O líder do ranking, no consumo e produção, é a Itália.

Como vemos, a massa é uma das comidas preferidas, não só dos italianos, mas também dos brasileiros. Aqui é difícil encontrar quem não goste de saborear uma boa macarronada. Seja como for, existem várias formas de prepará-la, alguns gostam com molho branco, outros com molho vermelho, mas entre todas essas maneiras de preparo, existe uma que é a ideal: o preparo saudável.




 
Viviane Barros
é consultora de negócios da rede de restaurantes Spoleto

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade