Publicidade

Estado de Minas PRODUçãO

Vinho syrah mineiro

Vinícola Estrada Real lança o primeiro vinho fino produzido a partir de uvas syrah no sul de Minas Gerais


postado em 26/03/2013 13:10 / atualizado em 26/03/2013 13:25

Chega ao mercado brasileiro o vinho Primeira Estrada Syrah 2010, o primeiro produzido pela vinícola Estrada Real, localizada na região de Três Corações, sul de Minas. O vinho foi obtido através da técnica chamada dupla poda, que consiste na inversão do ciclo da videira, alterando-se a data de colheita das uvas. As fases de crescimento, maturação e colheita – que normalmente ocorrem no período das chuvas (primavera e verão) – passam a acontecer no período de seca (outono e inverno) resultando em vinhos finos de qualidade e potencial de envelhecimento.

A vinícola é formada por quatro sócios, os brasileiros Marcos Arruda, o enólogo da Epamig, especialista em viticultura, Murillo de Albuquerque Regina e os franceses viveiristas e viticultores Patrick Arsicaud e Thibaud de Salettes.

De acordo com Murillo, a inversão da produção da uva syrah realziada no sul de Minas faz com que a colheita, no outono e inverno, tenha condições de dias ensolarados, noites frescas e solo seco, o que permite uma excelente maturação.

Em 2001 a Epamig deu início aos estudos sobre a técnica da dupla poda, em Três Corações. As condições levaram à produção de pequenas bagas com acidez e pH equilibrados e boa graduação alcoólica. “Partindo-se do princípio que nas melhores regiões vitícolas mundiais, o clima no período que antecede a colheita é caracterizado por dias ensolarados e noites frias, aliadas ao solo seco, buscou-se inicialmente inverter o clima e ‘tapear’ a videira, alterando o ciclo de maturação e a data de colheita das uvas”, explica Murillo.

Após um período de 12 meses em barricas de carvalho francesas e americanas e 12 meses envelhecendo em garrafas em uma cave com temperatura controlada (14°C) o Primeira Estrada está pronto para ser comercializado. Elaborado exclusivamente com a uva syrah será distribuído, inicialmente, nas cidades do RJ, SP e BH.
 

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
Características do Primeira Estrada Syrah 2010

  • Produtor: Vinícola Estrada Real
  • Volume produzido: 10 mil garrafas
  • Engarrafamento: novembro de 2011
  • Teor alcoólico: 13,5%
  • Acidez total: 5,62 g/l (pH= 3,78)
  • Preço sugerido: R

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade