Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

A bebida do deus Odin


postado em 11/11/2013 16:20 / atualizado em 11/11/2013 16:47

A bebida preferida dos vikings, junto com a cerveja, é produzida em Minas(foto: Facebook/Hidromel Velho Viking/Reprodução)
A bebida preferida dos vikings, junto com a cerveja, é produzida em Minas (foto: Facebook/Hidromel Velho Viking/Reprodução)
Bebida favorita dos deuses nórdicos, como Odin e Thor, muito consumida pelos vikings e presente até nas Américas, como parte da antiga civilização maia. Você sabe do que estamos falando? Se arriscou cerveja ou vinho, errou. Nosso assunto é o hidromel, bebida alcoólica produzida a partir da fermentação do mel. E não é necessária uma viagem no tempo, nem mesmo ir à Noruega ou Dinamarca, para apreciar essa quase desconhecida bebida. Mesmo que de forma restrita, o hidromel ainda é produzido nos dias de hoje, inclusive aqui, em Minas Gerais.

Roniere Queiroz, proprietário da Velho Viking, que produz hidromel na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, explica que, apesar da bebida ser basicamente uma mistura de água e mel, o processo de produção é demorado: "Para se obter um hidromel de qualidade, são necessários três meses de fermentação, e mais três para a maturação". Segundo Queiroz, além dos dois ingredientes básicos, só é acrescentado mais um, para se chegar à bebida dos nórdicos: a levedura, necessária para que ocorra a fermentação.

Para quem acha que o hidromel surgiu a partir de alguma pesquisa ou experimentação, o proprietário da Velho Viking conta que é provável que os povos antigos tenham produzido a bebida de forma acidental. "Eles estocavam o mel em barris, que não raramente ficavam expostos ao tempo. Com a infiltração de água nos recipientes e o passar dos dias, pode ter ocorrido a fermentação". Após a descoberta dessa alteração do mel, o processo de produção passou a fazer parte do cotidiano dessas civilizações antigas.

O hidromel produzido pela Velho Viking é vendido em garrafas de 750ml, ao preço de R$ 25. De acordo com Roniere Queiroz, apesar de pouco conhecido, o produto tem boa aceitação no mercado. "As vendas estão indo bem. Ainda este mês, vamos participar de um evento, no Rio de Janeiro, que tem temática medieval, e pretendemos levar nosso produto pra lá", conta.

Apesar de não estar disponível em supermercados ou distribuidores de Belo Horizonte, os interessados podem procurar a empresa de Uberlândia no Facebook. Vale lembrar que a bebida apreciada por Thor tem cerca de 12% de teor alcoólico – o mesmo que um vinho branco ou um espumante.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade