
Roniere Queiroz, proprietário da Velho Viking, que produz hidromel na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, explica que, apesar da bebida ser basicamente uma mistura de água e mel, o processo de produção é demorado: "Para se obter um hidromel de qualidade, são necessários três meses de fermentação, e mais três para a maturação". Segundo Queiroz, além dos dois ingredientes básicos, só é acrescentado mais um, para se chegar à bebida dos nórdicos: a levedura, necessária para que ocorra a fermentação.
Para quem acha que o hidromel surgiu a partir de alguma pesquisa ou experimentação, o proprietário da Velho Viking conta que é provável que os povos antigos tenham produzido a bebida de forma acidental. "Eles estocavam o mel em barris, que não raramente ficavam expostos ao tempo. Com a infiltração de água nos recipientes e o passar dos dias, pode ter ocorrido a fermentação". Após a descoberta dessa alteração do mel, o processo de produção passou a fazer parte do cotidiano dessas civilizações antigas.
O hidromel produzido pela Velho Viking é vendido em garrafas de 750ml, ao preço de R$ 25. De acordo com Roniere Queiroz, apesar de pouco conhecido, o produto tem boa aceitação no mercado. "As vendas estão indo bem. Ainda este mês, vamos participar de um evento, no Rio de Janeiro, que tem temática medieval, e pretendemos levar nosso produto pra lá", conta.
Apesar de não estar disponível em supermercados ou distribuidores de Belo Horizonte, os interessados podem procurar a empresa de Uberlândia no Facebook. Vale lembrar que a bebida apreciada por Thor tem cerca de 12% de teor alcoólico – o mesmo que um vinho branco ou um espumante.