Publicidade

Estado de Minas INGREDIENTE

Aprenda a fazer uma receita com o peixe panga

Consultamos um chef de cozinha, especializado em culinária asiática, que deu as dicas para preparar um saboroso prato que leva o polêmico peixe vietnamita


postado em 16/07/2014 14:34 / atualizado em 07/04/2015 11:07

Uma dica para se consumir o peixe panga é fritá-lo, para manter a textura de sua carne(foto: Eugênio Gurgel/Encontro)
Uma dica para se consumir o peixe panga é fritá-lo, para manter a textura de sua carne (foto: Eugênio Gurgel/Encontro)



Presente nas peixarias de praticamente todo o mundo, o peixe panga é muito popular e pode ser encontrado facilmente nos estabelecimentos especializados em Belo Horizonte. O panga, que é originário do rio Mekong, no Vietnã, ficou famoso por ser alvo de boatos – sobretudo nas redes sociais – que dizem que sua carne seria imprópria para o consumo. Isso porque o peixe é oriundo de águas poluídas, e tem hábitos alimentares duvidosos, como a necrofagia, ou seja, comer cadáveres de outro animais.

Em consulta a especialistas, a Encontro desvendou os mitos sobre o peixe panga. Os profissionais afirmaram que os boatos que circulam na internet são falsos e que o peixe vendido no Brasil é seguro, não oferecendo risco para os consumidores. Segundo as empresas importadoras e os especialistas, o panga que chega às mesas brasileiras é criado em cativeiro e alimentado apenas com ração. Além disso, a importação do animal passa por inspeção federal.

O chef Beto Haddad cria uma receita especial com o peixe panga(foto: Eugênio Gurgel/Encontro)
O chef Beto Haddad cria uma receita especial com o peixe panga (foto: Eugênio Gurgel/Encontro)
Esclarecidos os boatos, consultamos o chef Beto Haddad, para descobrir como preparar o peixe panga. "É recomendável que os peixes de carne branca e pouco consistente, como no caso da espécie vietnamita, sejam empanados e fritos. Assim, preservamos a textura e o sabor", afirma. O chef ainda recomenda que ele seja acompanhado de arroz e legumes.

Confira a receita:

Furai de Panga (porção para 2 pessoas)

  • 300g de filé de panga
  • 1 ovo batido
  • Farinha de trigo
  • Farinha panko
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto


Sugestão de acompanhamento: arroz branco, arroz chinês colorido, yakimeshi, legumes salteados e molho tonkatsu

Assista ao vídeo da TV Encontro:

 

 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade