
saiba mais
Noni: promete emagrecimento rápido, mas pode causar hepatite
Sucos detox realmente funcionam?
Carboidrato ajuda no bom humor
Estudo associa consumo de lichia em jejum a doença em crianças na Índia
Tomar antibiótico com leite faz mal?
Como escolher frutas e legumes na feira?
A curcumina faz bem ou não?
Sabia que excesso de café pode causar osteoporose?
Conheça os mitos e verdades sobre os chás
Crianças devem comer 20 gramas de fibras todo dia
Açúcar refinado vicia e pode causar até câncer
Glutamato ajuda a emagrecer?
Panela de alumínio é um veneno para a saúde
Alimento transgênico pode ser uma alternativa para driblar a seca
Afinal, aquecer o azeite faz mal?
Entenda a diferença entre problema no fígado, no estômago e no intestino
Amêndoa, linhaça e castanha de caju contêm substância que pode ser fatal
A crença de que o rim é o órgão prejudicado pela fruta surgiu por que ele permite a absorção do "veneno". Na verdade, os rins apenas deixam a substância tóxica passar se não estiverem saudáveis, pois, do contrário, eles nos protegem dela. Se estiver em perfeito funcionamento, o órgão filtra essa substância e a elimina do organismo. O problema, segundo o médico, é para quem tem algum tipo de insuficiência renal e consome a fruta. "O rim debilitado, com cerca de 10 a 15% de sua capacidade de funcionamento, pode se intoxicar com a carambola. O problema é que a insuficiência renal é assintomática, então, a pessoa pode comer a carambola, sem saber que está doente, e passar mal", diz o nefrologista sobre o risco da doença renal, que pode ser silenciosa.
Como o rim é um "filtro" biológico, em condições normais, ele retira todas as impurezas do organismo de um indivíduo saudável, explica o especialista. Mas quando o "filtro" deixa de funcionar, aumenta o risco de substâncias perigosas passarem para a corrente sanguínea. Outras doenças também podem afetar o rim, e exigem o mesmo alerta ao se consumir a carambola. Portadores de diabetes, hipertensão, pessoas acima de 60 anos e que possuem histórico familiar de doenças renais, são aconselhados a fazer um rastreamento, ou seja, exames que busquem apontar se há problemas ocultos no órgão que filtra o sangue.
Até lei
Os riscos de se consumir a carambola geram até situações inusitadas. Desde 2008, comerciantes da cidade de Jaú, no interior de São Paulo, estão proibidos por uma lei municipal de vender suco da fruta. O projeto, do então vereador José Mineiro de Camargo (PSB), foi aprovado por unanimidade, e veta lanchonetes, bares, restaurantes e repartições públicas de vender seus derivados.
Além disso, estabelecimentos de saúde devem fixar cartazes de alerta com os seguintes dizeres: "Pacientes com insuficiência renal estão proibidos de comer o fruto, o doce, ou ingerir o suco da carambola, seja qual for o grau da insuficiência, pois a fruta produz neurotoxina que concentra-se no sangue, atinge os neurônios em concentração maior e provoca soluços, convulsões, podendo levar até a morte. Portanto, não comam".
Comentários