Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Abacate ajuda a reduzir os sintomas da TPM

Além disso, a fruta ainda funciona como antioxidante natural, combatendo os radicais livres


postado em 10/02/2015 15:32

Considerado injustamente o vilão de muitas dietas, o abacate, mesmo com um alto teor calórico, é uma fruta com alto valor nutritivo. Para esclarecer as duvidas sobre esse ingrediente, que é muito usado no México em pratos salgados como a guacamole, a nutricionista Cintya Bassi explica que "o abacate possui ômega 9, que combate o colesterol ruim, o LDL, além de ajudar a reduzir os níveis de glicose no organismo e possuir função anti-inflamatória".

Segundo a especialista a fruta ainda tem propriedades terapêuticas, devido a nutrientes que aliviam os sintomas da TPM. "O magnésio auxilia na produção de progesterona e a vitamina B6, na produção de serotonina. Esses dois hormônios possuem influência direta na sensação de bem-estar e na melhoria do humor".

O consumo pode variar entre um abacate pequeno ou metade de uma fruta maior, porém, para quem precisa reduzir o consumo calórico, a nutricionista alerta que a ingestão deve ser esporádica.

Cintya Bassi mostra como escolher o abacate: "Na feira, quando for comprar a fruta, preste atenção se ela está pesada, firme e com a casca verde clara. Esses sinais indicam que esta ótima para consumo. Quando está muito dura, significa que ainda não está boa. Porém, ela costuma amadurecer bem fora do pé".

A especialista lembra que não existem muitas restrições no consumo do abacate. Qualquer pessoa saudável, que não esteja fazendo uma dieta com alta restrição calórica, pode usufruir dos benefícios que o fruto traz ao organismo. Além disso, as gorduras presentes nele ajudam a inibir o apetite, auxiliando na perda de peso. "Quando incorporado a alguma refeição, o abacate ainda ajuda na absorção do licopeno, famoso antioxidante presente principalmente no tomate, que ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres", finaliza a nutricionista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade