Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Golden berry: a superfruta da vez

Você já deve ter visto a physalis no supermercado ou enfeitando uma torta, mas sabia que ela é rica em nutrientes, especialmente ferro?


postado em 12/03/2015 17:57 / atualizado em 12/03/2015 18:31

A golden berry, assim como outras frutas secas da moda, como cranberry e goji berry, possui alto teor de nutrientes, em especial o ferro(foto: Imgkid/Reprodução)
A golden berry, assim como outras frutas secas da moda, como cranberry e goji berry, possui alto teor de nutrientes, em especial o ferro (foto: Imgkid/Reprodução)
Talvez você ainda não tenha experimentado, mas provavelmente já ouviu falar da golden berry, superfruta que vem ganhando destaque no Brasil. Mais conhecida como physalis (em sua forma natural, antes de ser seca), o alimento é rico em ferro e muito indicado para quem não consome carne. Ao contrário das outras berries, a physalis é originária da América do Sul, mais especificamente dos andes peruanos, e apresenta sabor semelhante ao do tomate-cereja.

O pequeno fruto de cor amarelada é muito utilizado em festas para decorar as sobremesas – especialmente as tortas. Às vezes, por ser pouco familiar, ele é até deixado de lado pelos degustadores. No entanto, pode ser considerado um dos mais completos alimentos de origem vegetal, pelos valores nutricionais que possui. De acordo com a nutricionista Licia Torres, professora da UFMG, são vários os benefícios da fruta sulamericana. "Ela apresenta as vitaminas C, A e do complexo B. O fruto demonstrou ainda ter propriedades tanto anti-inflamatórias quanto antioxidantes", explica.

Dois componentes importantes e muito presentes nessa fruta são o ferro e a proteína. Portanto, o golden berry é uma boa alternativa para vegetarianos e veganos. Entretanto, a nutricionista alerta que o vegetal não tem a mesma proporção de nutrientes que um pedaço de carne. "A quantidade de proteína presente na carne é maior e mais disponível metabolicamente que a de origem vegetal", explica Licia Torres.

A golden berry é, na verdade, a physalis seca. Essa fruta é originária da América do Sul, especialmente de regiões do Peru(foto: Freshfruitportal.com/Reprodução)
A golden berry é, na verdade, a physalis seca. Essa fruta é originária da América do Sul, especialmente de regiões do Peru (foto: Freshfruitportal.com/Reprodução)


Análises recentes indicam que a fruta também pode ser uma boa alternativa no combate a problemas no fígado. "Em um estudo realizado com ratos que sofreram indução de lesões hepáticas, os animais que consumiram golden berry apresentaram redução dessas lesões. Porém, o trabalho foi considerado para ratos. Assim, precisam ser realizadas mais pesquisas para se considerar os benefícios em humanos", ressalta a nutricionista.

O único fator negativo da fruta é o preço elevado. Ela pode ser encontrada nos supermercados, mas, por ser importada, ainda é um alimento caro no Brasil. Uma porção de 100 gramas do alimento, na versão seca (golden berry), é vendida em média ao preço de R$ 32.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade