Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

A caesar salad foi criada por Júlio César?

Descubra a origem de cinco refeições que levam o nome de seus criadores ou homenageiam alguém importante


postado em 12/05/2015 10:01

O sanduíche recebeu esse nome em homenagem ao lorde inglês Conde de Sandwich(foto: Pixabay)
O sanduíche recebeu esse nome em homenagem ao lorde inglês Conde de Sandwich (foto: Pixabay)
Quando alguém realmente gosta de algo, tende a agir de maneira um pouco estranha. De vez em quando, torna-se tão possessivo e orgulhoso que até dá seu próprio nome à comida que criou. Ou então, de forma mais educada, a refeição passa a ser chamada em homenagem a alguém.

É o caso, por exemplo, do sanduíche. Ele recebeu esse nome em homenagem a John Montagu, o Conde de Sandwich – cidade que fica na Inglaterra. Em sua honra, criaram o "petisco" composto por duas fatias de pão contendo variados tipos de recheio, como carnes, queijos, embutidos, legumes e molhos. Dizem que ele adorava jogar carta, e para não interromper a jogatina, seus servos lhe traziam alimentos dentro de duas fatias de pão, o que facilitava a refeição e não deixava sujar o baralho.

Além desse caso notório, conheça outras cinco receitas que levam o nome de seus criadores – ou que homenageiam alguém famoso:

(foto: Kleberly.com/Reprodução)
(foto: Kleberly.com/Reprodução)


Caesar salad

Não, essa salada muito popular não leva o nome do imperador romano. É um erro comum associá-la a Júlio César, mas na verdade ela foi inventada por Caesar Cardini, um restaurateur mexicano na cidade de Tijuana. No fim de semana de 4 de julho de 1924, Caesar serviu finger foods colocando folhas de alface com cheiro de alho nos pratos. Com o tempo, ele começou a picar as folhas em pequenos pedaços e foi transformando o prato em uma salada. A salada se tornou famosa quando atraiu grandes estrelas de Hollywood que visitaram Tijuana. Logo depois, foi adicionada aos cardápios de vários restaurantes.

(foto: Marcosslaviero.com/Reprodução)
(foto: Marcosslaviero.com/Reprodução)


Fettuccine alfredo

Tudo começou com Alfredo di Lelio, chef do restaurante popular Alfredo, em Roma, capital da Itália. Ele inventou esse prato para sua esposa grávida, com o objetivo de lhe dar mais força na gravidez. Preparou um molho com creme, manteiga e queijo parmesão e então adicionou o fettucine. Buono! Ficou popular nos Estados Unidos quando o casal Douglas Fairbanks e Mary Pickford experimentaram a receita do restaurante Alfredo durante a lua-de-mel em Roma.

(foto: Salvatorecuomo.com/Reprodução)
(foto: Salvatorecuomo.com/Reprodução)


Pizza margherita

Um dos principais pedidos na maioria dos países, a pizza Margherita foi batizada com o nome de uma rainha. Em uma viagem para Nápoles, em 1889, a rainha Margherita de Savoy foi apresentada a essa pizza que era feita apenas com tomate, manjericão e mozarela para representar as cores da bandeira italiana. Ela nem poderia imaginar que esse prato se tornaria uma receita que um dia iria representar a Itália em todo o mundo.

(foto: Statig.com.br/Reprodução)
(foto: Statig.com.br/Reprodução)


Carpaccio

Se você ouve a palavra Carpaccio e pensa na renascença italiana – com Botticelli, Giotto, Bellini, Caravaggio, entre outros – você está certo. O pintor veneziano Vittore Carpaccio, nascido em 1465, foi homenageado com esse prato, pois o vermelho da carne lembrava o tom da tinta das obras que o tornaram famoso.

(foto: Amazonaws.com/semreservas/Reprodução)
(foto: Amazonaws.com/semreservas/Reprodução)


Filé à oswaldo aranha

Um bife mal passado, acompanhado de arroz, farofa e batatas portuguesas – tudo misturado antes de comer. Este era o prato mais pedido pelo advogado, diplomata e político brasileiro Oswaldo Aranha, quando ia almoçar, religiosamente, no tradicional restaurante Cosmopolita. Ponto de encontro de políticos dos tempos de Getúlio Vargas – em meados de 1930 –, o espaço foi apelidado de "senadinho", já que na época, a Lapa ainda não era frequentada por boêmios revolucionários. Pelo contrário, era ponto de encontro de militares e conservadores.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade