Publicidade

Estado de Minas CELEBRAÇÃO

No Dia da Pizza, que tal provar uma bem diferente?

Além de fazer bem para o organismo, segundo pesquisadores italianos, é possível escolher diversos sabores desse prato que caiu no gosto dos mineiros


postado em 10/07/2015 10:52 / atualizado em 10/07/2015 13:51

Se a pizza ajuda a prevenir câncer de esôfago, de boca e de cólon, como dizem os pesquisadores italianos, não sabemos, mas neste dia especial, nada melhor que escolher uma 'redonda' saborosa(foto: Pixabay)
Se a pizza ajuda a prevenir câncer de esôfago, de boca e de cólon, como dizem os pesquisadores italianos, não sabemos, mas neste dia especial, nada melhor que escolher uma 'redonda' saborosa (foto: Pixabay)
No dia 10 de julho é celebrado do Dia Internacional da Pizza. Essa refeição típica da Itália conquistou o mundo inteiro, e, claro, não podia deixar de ser uma das preferências dos mineiros. Ainda mais porque esse prato italiano sempre leva queijo, um produto típico de Minas.

De acordo com cientistas italianos, do Instituto Mario Negri para Pesquisa Farmacêutica, de Milão, o hábito de consumir pizzas regularmente pode levar à redução de risco de desenvolver câncer de esôfago, de boca e de cólon. A explicação é a presença de licopene, composto químico antioxidante responsável pela cor vermelha dos tomates. Outros estudos comprovaram o poder da substância em proteger contra o câncer.

Os índices de redução são de 59% para o câncer de esôfago, 25% para o câncer de boca e 34% para o de cólon, segundo os pesquisadores. A equipe acompanhou um grupo de 3,3 mil pessoas que tiveram tumores nesses órgãos e outras 5 mil que não tinham a doença. Eles concluiram que os que comiam pizza pelo menos uma vez por semana tinham menos chances de ter câncer.

Apesar do estudo, alguns especialistas duvidam que o consumo de pizza seja a explicação para o fato de que algumas pessoas não desenvolvem câncer. Eles acreditam que outros alimentos e mesmo hábitos alimentares poderiam ter um papel influente neste resultado. A advertência dos que são contrários à conclusão dos pesquisadores italianos é quanto ao consumo indiscrimando de pizza, uma refeição que contém gordura saturada, sal e calorias.

Agora, faça sua própria escolha, a partir da lista abaixo, com algumas pizzas inusitadas que são encontradas em pizzarias de Belo Horizonte:

Porró e mascarpone: feita com alho porró e queijo tipo mascarpone
Onde: Speciali Pizza Bar

Toscana: com linguiça picante em pedaços, erva doce e mussarela
Onde: Pomodori Pizzaria

Fruti di mare: leva pomodori pelati, mozzarella especial, camarões, kani kama, catupiry, cebolinha verde e orégano
Onde: Piú Pizza & Birra

Bacalhau à portuguesa: com molho especial, mozzarella, bacalhau, tomate, cebola, pimentão verde, azeitona preta e ovo
Onde: Divina Pizza

Salmão: mussarela, salmão e pimenta rosa
Onde: Donna Margherita

Motorhead (presunto de parma com geleia de damasco): molho especial à base de tomate, mussarela, queijo minas, geléia de damasco, presunto parma e orégano
Onde: Pizza Caraíva

Tropicália: presunto, doces de pêssego, figo, goiaba e abacaxi
Onde: Pizza Burnet's

Pimenta: molho, mussarela, orégano, cebola temperada e pimenta calabresa
Onde: Bitela Pizza

Pernil com barbecue: molho ao sugo, mussarela, pernil suíno picado e grelhado, molho barbecue e orégano
Onde: Guinness Pizza

Santa Helena (abobrinha): mussarela, molho de tomate especial, abobrina, polenguinho, alho poró e orégano
Onde: Santa Pizza

L'Unica-cordeiro (ragu de cordeiro): pomodori pelati, mussarela, catupiry, ragu de cordeiro, abobrinha refogada, pimenta biquinho e raspas de limão
Onde: Marília Pizzeria

Pescara (alho): tanto pomodoro, lâminas de alho fresco e folhas de basílico
Onde: Domenico Pizzeria e Trattoria

D'Abruzzo (camarão): molho de tomate, mozzarela especial, tomate cereja, camarões grelhados e orégano
Onde: Verona Pasta & Pizza

Mineirinho come "queto" (feijão tropeiro): mussarela, feijão tropeiro, torresminho e cebolinha
Onde: Parada do Cardoso

(Com Agência Brasil e BBC Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade