Publicidade

Estado de Minas PREMIAÇÃO

Encontro Gastrô divulga seus vencedores nesta terça

Amanhã, dia 25 de agosto, serão conhecidos os ganhadores das 40 categorias da eleição que prestigia os melhores da gastronomia de Belo Horizonte


postado em 24/08/2015 14:56 / atualizado em 24/08/2015 15:03

Em 2014, a grande revelação da noite de premiação da Encontro Gastrô foi o chef Leonardo Paixão, que levou dois prêmios: Melhor Chef e Melhor Cozinha Contemporânea, com seu restaurante Glouton(foto: Eugênio Gurgel/Encontro)
Em 2014, a grande revelação da noite de premiação da Encontro Gastrô foi o chef Leonardo Paixão, que levou dois prêmios: Melhor Chef e Melhor Cozinha Contemporânea, com seu restaurante Glouton (foto: Eugênio Gurgel/Encontro)
Foram dois meses de votação online (18 de maio a 18 de julho), com quase 200 mil votos, e 50 personalidades mineiras, especialmente selecionadas, para se chegar ao nome dos vencedores das 40 categorias da Encontro Gastrô 2015, a mais importante premiação da área de gastronomia de Belo Horizonte. Em sua 13º edição, a votação, que é uma realização da Revista Encontro, dos Diários Associados e do jornal Estado de Minas, este ano, traz duas novidades: as categorias Melhor Pão de Queijo e Melhor Carta de Cerveja.

Nem todos sabem, mas a Encontro Gastrô foi a primeira eleição do gênero, em Minas Gerais, a valorizar o voto do internauta, que faz toda a diferença no resultado – o primeiro lugar entre os mais votados na internet ganha 3 pontos, o que equivale ao voto de três jurados convidados. Um exemplo de como a participação popular é importante na premiação pode ser visto no resultado deste ano, que será divulgado nesta terça-feira, dia 25 de agosto, em evento no Palácio das Artes. Das 40 categorias em xeque, oito tiveram os vencedores definidos pelo voto dos milhares de internautas.

Além de valorizar os estabelecimentos da área de gastronomia de BH, que vão de bares e boates a restaurantes franceses e trattorias, a Gastrô também abre espaço para aqueles que fazem o "milagre" acontecer, ou seja, os profisisonais. Chef, sommelier, maître e barman são as profissões agraciadas pela premiação. Uma curiosidade: este ano, após vencer cinco prêmios consecutivos (de 2010 a 2014), o sommelier do restaurante Taste-Vin, que fica no bairro de Lourdes, Denis Marconi, passa a ser considerado hors concours, entrando, assim, para o seleto grupo que, no momento, conta também com o chef e proprietário do Vecchio Sogno, Ivo Faria.

Vale lembrar que além do evento de divulgação dos ganhadores da Encontro Gastrô, existe também uma revista, que circula anualmente, e que traz a ficha de cada um dos agraciados, bem como matérias sobre mercado da gastronomia, ingredientes, teste-cego de vinhos tintos e brancos, e um guia com mais de mil estabelecimentos de Belo Horizonte. A publicação estará disponível já no dia seguinte à premiação, em algumas bancas da zona sul da capital mineira.

O resultado também estará disponível no portal Uai e no site da Revista Encontro, logo após o evento.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade