
A soja é altamente nutritiva: é rica em proteínas, gorduras boas, fibras, vitaminas e minerais. Além disso, é capaz de sintetizar um componente chamado isoflavona, que é um fitoestrogênio. Este, é um produto de origem vegetal que tem a estrutura química muito parecida com a do estrógeno, hormônio feminino, produzido pelos ovários das mulheres.
É importante ressaltar que cada hormônio possui um receptor específico nas células. A confusão, portanto, está ligada à isoflavona, que por ser muito parecida com o estrógeno, seria capaz de aderir ao receptor próprio do hormônio feminino. Sendo assim, a ingestão da soja poderia provocar, por exemplo, o aparecimento de seios em meninos. Porém, na prática, isso não acontece.
Segundo a nutricionista Milene Cristina Henriques, professora da PUC Minas, não há chances de os rapazes desenvolverem características femininas devido ao consumo de soja. Ela ainda recomenda a ingestão do alimento, principalmente para os homens. "A necessidade proteica do homem é maior se comparada à da mulher. E a soja, além de ser uma boa fonte de proteína, não tem gordura ruim", destaca a nutricionista.
A professora também lembra que a soja pode ajudar as mulheres durante o período da menopausa, por causa da isoflavona. "O consumo desse alimento pode diminuir os efeitos da menopausa. Mas, ela [a soja] não faz isso sozinha. Apenas auxilia", explica Milene.