
De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, a data de vencimento indicada na embalagem dos alimentos diz respeito ao período em que podem ficar em exposição nos supermercados, e não ao momento em que deixam de ser aproveitáveis. Vale lembrar que no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) obriga os fabricantes e vendedores a disponibilizarem nos rótulos ou nos próprios produtos a data de validade dos mesmos, compreendida como o prazo para que se tornem inapropriados para o consumo.
Porém, o site americano Still Tasty (Ainda Está Saboroso, em tradução livre) foi criado para mostrar aos internautas que diversos alimentos costumam ser jogados fora quando ainda estão aptos a serem aproveitados.
Sendo assim, listamos abaixo nove produtos que podem ter uma sobrevida maior do que a indicada no rótulo, segundo o Still Tasty:
- Manteiga (aberta ou não): pode durar um mês além do vencimento
- Ovos (frescos e com a casca): duram de três a cinco semanas após a compra, mesmo se já tiverem passado do prazo indicado na embalagem
- Iogurte (aberto ou não): incrivelmente, este laticínio pode ser consumido entre sete e 10 dias após a validade
- Leite (aberto ou não): este produto não resiste muito e dura no máximo uma semana após o vencimento
- Cream cheese (embalagem fechada): resiste bem até um mês após sua data oficial de validade
- Bacon (na embalagem selada): o "queridinho" do hambúrguer tem sobrevida de até uma semana após o vencimento
- Queijo parmesão (embalagem fechada): pde durar até três meses após a data de validade
- Salsichas tipo hot-dog (na embalagem selada): o ingrediente principal do cachorro-quente dura até uma semana após o vencimento
- Arroz branco (armazenado em local seco): incrivelmente, pode durar para sempre, segundo o Still Tasty