Publicidade

Estado de Minas DICAS

Confira nove alimentos que você costuma jogar fora antes da hora

Leite, ovos e salsicha ainda podem ser consumidos após a validade, sabia?


postado em 03/08/2016 10:30

Você sabia que os ovos guardados corretamente podem durar até cinco semanas após a aquisição ou o prazo de validade?(foto: Pixabay)
Você sabia que os ovos guardados corretamente podem durar até cinco semanas após a aquisição ou o prazo de validade? (foto: Pixabay)
Sabia que o Brasil desperdiça 40 mil toneladas de alimentos todos os dias? Este dado é da instituição internacional World Resources Institute. Nos Estados Unidos também são desperdiçados milhões de toneladas de comida todos os anos. Ainda pior, 91% dos americanos costumam jogar fora alimentos que estão em boas condições de consumo. Será que você também não está se desfazendo de forma errada de alguns tipos de produtos?

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, a data de vencimento indicada na embalagem dos alimentos diz respeito ao período em que podem ficar em exposição nos supermercados, e não ao momento em que deixam de ser aproveitáveis. Vale lembrar que no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) obriga os fabricantes e vendedores a disponibilizarem nos rótulos ou nos próprios produtos a data de validade dos mesmos, compreendida como o prazo para que se tornem inapropriados para o consumo.

Porém, o site americano Still Tasty (Ainda Está Saboroso, em tradução livre) foi criado para mostrar aos internautas que diversos alimentos costumam ser jogados fora quando ainda estão aptos a serem aproveitados.

Sendo assim, listamos abaixo nove produtos que podem ter uma sobrevida maior do que a indicada no rótulo, segundo o Still Tasty:

  • Manteiga (aberta ou não): pode durar um mês além do vencimento

  • Ovos (frescos e com a casca): duram de três a cinco semanas após a compra, mesmo se já tiverem passado do prazo indicado na embalagem

  • Iogurte (aberto ou não): incrivelmente, este laticínio pode ser consumido entre sete e 10 dias após a validade

  • Leite (aberto ou não): este produto não resiste muito e dura no máximo uma semana após o vencimento

  • Cream cheese (embalagem fechada): resiste bem até um mês após sua data oficial de validade

  • Bacon (na embalagem selada): o "queridinho" do hambúrguer tem sobrevida de até uma semana após o vencimento

  • Queijo parmesão (embalagem fechada): pde durar até três meses após a data de validade

  • Salsichas tipo hot-dog (na embalagem selada): o ingrediente principal do cachorro-quente dura até uma semana após o vencimento

  • Arroz branco (armazenado em local seco): incrivelmente, pode durar para sempre, segundo o Still Tasty
(com The Huffington Post)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade