Publicidade

Estado de Minas INGREDIENTE

Arroz parboilizado só perde para o integral, em termos de nutrientes

Você sabe o que significa o processo de parboilização do grão preferido dos brasileiros?


postado em 25/08/2017 11:25

Ao contrário do arroz branco comum, que é puro amido, o processo de beneficiamento do grão parboilizado não causa a perda de todos os nutrientes(foto: Pixabay)
Ao contrário do arroz branco comum, que é puro amido, o processo de beneficiamento do grão parboilizado não causa a perda de todos os nutrientes (foto: Pixabay)
Muitos consumidores já devem ter lido a palavra "parboilizado" em sacos de arroz, mas, poucos se dão ao trabalho de procurar seu significado. Trata-se da junção das palavras inglesas partial e boiled (parcialmente aquecido) e indica um tipo de processamento dos grãos que os torna mais resistentes à degradação, com vida útil maior e de manejo mais fácil pelo consumidor – já que o parboilizado não empapa, mesmo que você ponha água a mais na panela.

"Se eu tivesse de fazer um ranking dos tipos de arroz mais interessantes para consumo sob o ponto de vista nutricional, entre os mais comuns no mercado, eu apresentaria a seguinte escala: integral, parboilizado integral, parboilizado polido e branco polido", comenta Isabel Massaretto, pós-doutoranda ligada ao Centro de Pesquisa em Alimentos da USP. Ela analisou as características nutricionais e propriedades funcionais do arroz para conclusão de seu trabalho de pós-doutorado.

"O arroz polido é praticamente só amido, algo como 90% dos componentes ou da matéria seca do grão. O farelo concentra proteínas, lipídios, minerais, vitaminas hidrossolúveis, principalmente do complexo B, além de vitaminas lipossolúveis", explica Isabel. Por isso, o consumo do grão integral é mais interessante: ele tem, em média, 20% a mais de proteínas e duas vezes e meia mais fibras do que o branco polido, além de outros nutrientes como minerais, lipídios e vitaminas.

No caso do arroz parboilizado, os grãos passam por um processo que inclui três etapas: encharcamento, aquecimento e secagem. "Os grãos integrais são colocados em água aquecida a 65º C e ficam lá entre seis e nove horas. Depois são secos. Esse processo promove a gelatinização seguida da retrogradação do amido presente no grão, o que torna o arroz parboilizado mais resistente ao processamento", esclarece a pesquisadora.

O processo também torna os grãos nutricionalmente mais interessantes. "Durante o encharcamento, os ingredientes hidrossolúveis (solúveis em água) do farelo migram para o endosperma: basicamente vitaminas do complexo B e minerais. E, em função da gelatinização do amido, ficam fixados ali. Por isso, o parboilizado, mesmo polido, retém mais minerais e vitaminas do que o branco polido", completa.

Outra pesquisadora – a nutricionista e doutora em tecnologia nuclear Fabiana Kawassaki – comparou, em suas pesquisas, o arroz integral e o parboilizado integral. "Os estudos mostraram que a composição é muito parecida em termos de macronutrientes e minerais, com a vantagem de o parboilizado integral ter um tempo de vida maior que o integral comum. Entretanto, o arroz parboilizado perde parte das vitaminas durante o processo de parboilização e, por isso, o arroz integral ainda é mais interessante do ponto de vista nutricional", conclui Isabel Massaretto.

(com Jornal da USP)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade