Que tal trocar a manteiga e a margarina pela ghee?

A manteiga clarificada é rica em nutrientes e faz bem para o organismo

por Da redação com assessorias 29/08/2017 11:50

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Pixabay
O processo de clarificação da manteiga elimina os componentes ruins e a transforma num alimento nutritivo, que faz bem para o coração (foto: Pixabay)
Manter uma vida saudável deve ser a premissa de qualquer um. E isto começa com refeições equilibradas e ricas em alimentos nutritivos. Segundo a Euromonitor International, empresa de análise de mercado, o segmento de alimentação ligada à saúde e ao bem-estar cresceu 98% no Brasil de 2009 a 2014. Em paralelo a isso, o relatório The Top 10 Consumer Trends for 2017, apontou que 79% dos consumidores já substituem produtos convencionais pelos mais saudáveis.

Um desses alimentos que vale a pena ser trocado é a manteiga, que possui a versão clarifica, também chamada de ghee. Segundo a nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti, motivos é que não faltam para torná-la item indispensável na mesa do brasileiro. "Ela vem como uma opção mais saudável, ideal para substituir a margarina/manteiga comum, e traz diversos benefícios nutricionais, além de propriedades terapêuticas", afirma a especialista.

Um dos diferenciais da manteiga clarificada são os ácidos graxos (moléculas químicas das gorduras), formados por componentes que favorecem a produção do colesterol bom (HDL) e não do colesterol ruim (LDL), como ocorre com as margarinas, por exemplo.

A manteiga clarificada é um óleo puro, extraído da manteiga natural, sem toxinas, sal e lactose, o que faz com que ela não cause a indesejada retenção de líquidos, por exemplo, e ainda possa ser consumida por pessoas com hipolactasia (restrição à lactose), como explica a nutricionista.

Renata Guirau cita alguns motivos para incluir a ghee no cardápio:

  • Poder antioxidante: por ter vitamina A, a manteiga clarificada é um alimento rejuvenescedor, que fortalece as defesas naturais do organismo, a saúde da pele, olhos e cabelo, e ainda previne o envelhecimento precoce. Além de proteger as células dos radicais livres e garantir efeito anti-inflamatório

  • Auxilia na digestão: o consumo de ghee estimula a produção adequada de sucos gástricos e possui digestão mais fácil do que a maioria das gorduras, por ser composta por moléculas mais simples do que a manteiga e a margarina comuns

  • Ajuda a memória: fonte de gorduras boas, ela favorece a saúde das células presentes no cérebro, o que potencializa a capacidade de memorização

  • Boa para o coração: as gorduras de sua composição favorecem o equilíbrio dos níveis de colesterol e reduzem o risco de hipertensão ou doenças cardiovasculares

Como preparar manteiga clarificada

Ingrediente:

  • Um tablete de manteiga sem sal

Modo de preparo:

Leve a manteiga ao fogo médio, em uma panela. Ao ser aquecida, a manteiga formará uma espuma na superfície, que logo abaixará. Quando formar a segunda espuma, aguarde de dois a cinco minutos e retire do fogo. Deixe esfriar e coe a manteiga, armazenando em um pote de vidro. Feche bem o recipiente e reserve em local fresco ou na geladeira. Dica: você pode acrescentar ervas e pimentas logo após a clarificação caseira, formando um produto aromatizado que deixará seus pratos ainda mais saborosos.

Últimas notícias

Comentários