Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Pêssego é ótimo para as mulheres grávidas

Nutricionista cita os principais nutrientes presentes na fruta e que ajudam na formação do bebê


postado em 27/09/2017 15:49

Como mostra a nutricionista, o pêssego é rico em nutrientes, como ácido fólico e vitamina A, que ajudam na formação adequada do embrião durante a gravidez(foto: Pixabay)
Como mostra a nutricionista, o pêssego é rico em nutrientes, como ácido fólico e vitamina A, que ajudam na formação adequada do embrião durante a gravidez (foto: Pixabay)
Você sabia que o pêssego pode ser um ótimo aliado na formação do bebê durante a gravidez? Rico em ácido fólico, fibras, vitamina A e potássio, ele auxilia no desenvolvimento do embrião (sistema nervoso e visão) e ainda evita que as futuras mães tenham cãibras ou constipação durante a gestação, segundo a nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti.

Ainda conforme a especialista, o ácido fólico é um nutriente muito importante para a formação do sistema nervoso do bebê, fato que ocorre já nas primeiras semanas de gestação. "Logo no início da gravidez, a demanda por ácido fólio aumenta consideravelmente no corpo da mulher, e por ser rico nesse ingrediente, o pêssego é bastante indicado, principalmente ao longo das 12 primeiras semanas [período de formação do bebê]", afirma a nutricionista. Com isso, ele ainda ajuda a reduzir o risco de má formação do feto, ou de nascerem bebês muito pequenos para a idade gestacional.

Outro nutriente que a mulher sente falta na gravidez é o potássio, mineral que atua na regularização dos batimentos cardíacos e da pressão arterial, e no trabalho das células nervosas e dos músculos do corpo. Para as grávidas, ele tem uma importante função no combate às cãibras, muito frequentes nesse período.

Além disso, as fibras do pêssego também ajudam na gestação, que costuma causar constipação nas mulheres. A vitamina A da fruta também é capaz de auxiliar diretamente no desenvolvimento da visão do bebê. Portanto, a dica é usar e abusar de alimentos que sejam fonte dessa vitamina até o fim da gravidez.

Para as mamães que já gostam de pêssego, o mais indicado é consumir o produto in natura, fresco. Assim, são garantidos todos os nutrientes presentes na fruta. "Outra dica para garantir uma nutrição completa no consumo da fruta é ingerir imediatamente após cortá-la ou após preparar sucos e vitaminas", indica renata Guirau.

Quanto à quantidade diária recomendada, a especialista afirma que o ideal é inserir o pêssego na indicação de ingestão de três frutas por dia. "Lembrando que a variedade de frutas também é importante para compor uma alimentação saudável”, comenta a especialista.

Confira, abaixo, uma receita fácil indicada por Renata Guirau, que leva pêssego:

Creme de pêssego com manga

Ingredientes:

  • 2 pêssegos maduros picados (sem casca) congelados
  • 2 mangas maduras picadas
  • 2 colheres de sopa leite de coco

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador e sirva em taças logo após o preparo. Se quiser, pode congelar uma das mangas para obter um creme ainda mais consistente.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade