Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Não deixe de comer carne de porco, que ajuda o coração e os músculos

A proteína suína é rica em minerais e vitaminas, especialmente do complexo B


postado em 24/10/2017 09:57 / atualizado em 24/10/2017 10:01

Que disse que a carne de porco é perigosa para a saúde? Como mostra a nutricionista, essa proteína pode ser uma verdadeira aliada do coração(foto: Pixabay)
Que disse que a carne de porco é perigosa para a saúde? Como mostra a nutricionista, essa proteína pode ser uma verdadeira aliada do coração (foto: Pixabay)
Antes considerada uma vilã, a carne suína vem desmistificando antigos preconceitos e, por isso, está cada vez mais presente na mesa do brasileiro. Mas, será que todo mundo conhece os benefícios que ela gera para o organismo? Rica em nutrientes e minerais, a carne de porco é considerada magra (dependendo do corte) e ainda auxilia na perda de peso, no ganho de tônus muscular e até no funcionamento do coração.

Esse alimento pode ser consumido todos os dias, e pode fazer parte da alimentação das crianças. "Ideal para complementar a nutrição das crianças, ela já pode ser adicionada à alimentação após os seis meses de vida, quando o bebê começa a introduzir outros alimentos ao aleitamento materno, desde que não exista histórico familiar de alergia", explica a nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti.

Ótima fonte de proteínas de alto valor biológico, importantes para o crescimento e desenvolvimento adequado das crianças, ela também possui vitaminas A, do complexo B e minerais como selênio, ferro e zinco, além do ferro, essencial para o transporte de oxigênio no sangue. "Na infância, há necessidade elevada desse nutriente [ferro], para o desenvolvimento psicomotor, cognitivo e até sistema imunológico", esclarece a especialista.

Já em relação à saúde do coração, a carne suína também é uma ótima pedida. "Em cada 100 gr da proteína, temos aproximadamente 334 mg de potássio, que é ideal para o controle da pressão arterial nos adultos", informa a nutricionista. Além disso, ela lembra que o zinco e o selênio presentes na carne de porco possuem ação antioxidante e ajudam a prevenir as doenças cardiovasculares.

Para atletas

Praticar exercícios físicos é um hábito essencial para quem quer ter uam vida saudável. Por ser rica em proteínas de alto valor biológico, a carne suína é capaz de garantir uma ótima saúde muscular, sendo muito recomendada para atletas. "Essas proteínas, quando quebradas, geram aminoácidos essenciais, que são necessários para a manutenção da massa magra", explica Rernata Guirau. As vitaminas do complexo B, aliadas ao ferro, ao selênio e ao zinco, ainda favorecem o ganho de energia.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade