Segundo o Greenpeace, 60% de nossos alimentos estão contaminados com agrotóxicos

A ONG encontrou pesticidas proibidos em produtos muito consumidos pelos brasileiros, como banana-prata e couve

por Vinícius Andrade 28/11/2017 08:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Pexels
A pesquisa feita pelo Greenpeace mostrou que vários alimentos muito consumidos pelos estão contaminados com agrotóxicos proibidos, como a banana, a laranja e o pimentão (foto: Pexels)
Você confia totalmente na segurança dos alimentos que consome? Uma pesquisa divulgada pela ONG Greenpeace indicou que 60% das amostras de 12 produtos in natura que foram testados pela organização internacional de proteção do meio-ambiente continham resíduos de agrotóxicos. Foram analisados mais de 100 kg de legumes, frutas e grãos que são comuns na mesa dos brasileiros, como arroz, feijão, café, banana, couve e tomate.

De acordo com o documento intitulado Segura Este Abacaxi! – Os Agrotóxicos que Vão Parar na Sua Mesa, 36% dos alimentos testados apresentaram pesticidas acima do limite permitido pela legislação brasileira. O levantamento detectou ainda a presença de um produto proibido no Brasil e outros tipos não liberados para a produção de determinados tipos de alimentos.

"Para além da saúde humana, o uso de agrotóxicos tem graves consequências para o meio-ambiente. Os pesticidas impactam o solo, a água, a flora e a fauna ao redor das plantações e, comumente, atingem áreas muito além de onde foram aplicados", diz trecho do relatório do Greenpeace.

Ainda de acordo com a ONG, o modelo agrícola predominante no Brasil é altamente impactante e insustentável. Ou seja, conforme o Greenpeace, nossa agricultura produz muito mais commodities (produtos voltados para exportação, como soja e milho) do que comida de qualidade.

A pesquisa foi realizada com alimentos comprados entre os dias 11, 12 e 13 de setembro de 2017, nas cidades de Brasília e São Paulo.

Confira, abaixo, o que foi encontrado em alguns alimentos comuns na mesa do brasileiro:

  • Banana-prata: foi encontrado um agrotóxico proibido para o cultivo desse alimento

  • Mamão formosa: estava contaminado com quatro tipos diferentes de resíduos em uma mesma amostra. Outra amostra apresentou uma substância em quantidades muito acima do permitido e também um pesticida proibido para uso no mamão. Foi encontrada também uma substância já proibida no Brasil

  • Laranja: continha cinco diferentes substâncias em uma mesma amostra de laranja e, em outra amostra, foi encontrada uma substância em quantidades acima do limite máximo permitido

  • Pimentão verde: ele continha sete tipos de resíduos de agrotóxico em uma mesma amostra, e parte deles era proibida para esta cultura

  • Tomate: foram encontrados quatro diferentes tipos de resíduos, incluindo um agrotóxico proibido para este alimento

  • Couve: estava contaminada com três diferentes substâncias em uma mesma amostra e diversos pesticidas que não são permitidos para esta cultura

  • Café: em uma das amostras, foi encontrada uma substância não permitida para esta cultura

  • Arroz branco: foi encontrado um agrotóxico não permitido para esta cultura

Últimas notícias

Comentários