Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Fique de olho nos alimentos que mancham os dentes

Refrigerantes de cola e café são exemplos de alimentos 'inimigos' dos dentes


postado em 11/12/2017 17:31 / atualizado em 11/12/2017 17:31

O café é um dos alimentos que, se consumido em excesso, pode causar manchas no esmalte dos dentes. Por isso, é importante manter uma higiene bucal adequada(foto: Pexels)
O café é um dos alimentos que, se consumido em excesso, pode causar manchas no esmalte dos dentes. Por isso, é importante manter uma higiene bucal adequada (foto: Pexels)
A nova moda para quem quer ter um sorriso branco como o das celebridades é o uso de lentes de contato dental. Porém, nem todos podem gastar milhares de reais para deixar o sorriso perfeito. Sendo assim, é importante, além de manter a saúde bucal em dia, saber evitar o consumo exagerado de alimentos que atacam diretamente o esmalte dos dentes, causando manchas.

Quem confirma a necessidade de se manter um cuidado com a aparência do sorriso é a dentista Rosane Menezes Faria, da Caixa Seguradora Odonto. "Existem itens muito comuns no cardápio do brasileiro que levam ao aparecimento de cáries, desgastam o esmalte dos dentes, provocam mau hálito, entre outros problemas", afirma a especialista.

Ela lembra que não é preciso retirar os alimentos que "mancham" do cardápio, mas sim, regrar o consumo e realizar a higienização bucal adequada após cada refeição. Também é necessário realizar consultas semestrais com o dentista.

Abaixo, a especialista relaciona os alimentos que são "vilões" do esmalte dos dentes:

Doces muito açucarados
De acordo com Rosane, ao ser ingerido, o açúcar entra em contato com bactérias que vivem em nossa boca. "Essa placa bacteriana começa a consumir a sacarose como fonte energética e, consequentemente, libera um ácido que destrói a camada protetora dos dentes. Isso pode causar sensibilidade e também abrir caminho para o aparecimento de cáries", explica. "É preciso tomar muito cuidado com bolos, balas e outras guloseimas que tenham excesso de açúcar na composição", complementa.

Refrigerantes
A maioria dos refrigerantes possui ácidos na composição, além de terem açúcar – exceto os diets. "Por isso, corroem os dentes, que ficam propensos à cárie e também podem manchá-los, principalmente se for os refrigerantes tipo cola. As bebidas sem adição de açúcar também devem ser evitadas por conta da acidez", comenta a dentista.

Café e chá
A especialista afirma que os dentes podem se tornar permeáveis a algumas substâncias, como alimentos pigmentados e corantes. "O café e o chá possuem pigmentação e podem manchar os dentes, dependendo da frequência de consumo".

Bebidas alcoólicas
Grande parte das bebidas alcoólicas contém substâncias que corroem os tecidos da boca, incluindo os dentes, além de diminuir a produção de saliva. "Essa falta de saliva faz com que a boca fique seca, o que propicia o aparecimento de bactérias. Assim, a chance de desenvolver cáries e mau hálito aumentam consideravelmente", conclui Rosane Faria.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade