Publicidade

Estado de Minas DICAS

Descubra quais vegetais devem ser comprados congelados

Nem todo produto que passa pelo processo de congelamento é pior do que sua versão fresca


postado em 12/03/2018 10:11 / atualizado em 12/03/2018 10:44

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Quando se trata de conveniência, legumes, frutas e verduras congeladas são uma "mão na roda" para o consumidor. Porém, na prática, em termos de sabor, textura e quantidade de nutrientes, a história muda um pouco. Ainda assim, de acordo com Chris Morocco, editor de alimentos da revista americana Bon Appetit, muitos legumes congelados, por exemplo, costumam ser ainda mais nutritivos do que os frescos, porque são colhidos no pico da maturação, quando os níveis de nutrientes estão elevados. Em seguida são parcialmente cozidos e congelados antes de se degradarem.

Porém, se os vegetais são colhidos maduros ou ficam muito tempo enraizados, as vitaminas e os nutrientes podem sofrer redução, conforme explica o especialista da Bon Appetit.

Chris Morocco cita alguns vegetais que são afetados pelo congelamento: couve-flor e brócolis podem perder a crocância durante o processo, sendo mais recomendados para uso em sopas ou misturados com outros ingredientes; o mesmo acontece com a cenoura e com o feijão-de-lima ou fava-da-terra.

Por outro lado, o editor da revista especializada em alimentos lista três produtos que valem a pena ser adquiridos congelados:

Ervilhas
De acordo com o texto da Bon Appetit, as ervilhas congeladas são bem melhores do que as frescas. "Elas cozinham quase que instantaneamente em água fervente ou no vapor. Sério, em 30 segundos temos um ingrediente prático para massas ou saladas, sendo que economizamos muito tempo de preparação", diz Chris Morocco. O produto congelado é dieal também porque é raro encontrar ervilhas frescas que nãos ejam vendidas em forma de vagens.

Coração de alcachofra
A revista considera as alcachofras frescas como "granadas de mão" da cozinha caseira. Isso porque, na opinião do especialista, você não deveria correr o risco de usar a faca para ficar "horas" retirando as folhas do produto para obter um rendimento extremamente limitado do coração, que é a parte comestível. "Não vale o risco de perder um dedo, ou seu humor", brinca o editor da Bon Appetit. As alcachofras congeladas permitem que você ignore esse processo de extração, sem perder as qualidades do produto.

Espinafre
"Lavar, branquear e secar um punhado de espinafres frescos que se reduz a 'nada' após o cozimento, nos deixa loucos", comenta Chris Morocco. É possível economizar 20 minutos de trabalho de preparação usando espinafres congelados. Este vegetal mantém seu sabor após o processo de congelamento, e sua textura não perde qualidade, porque o espinafre cozido é muito suave. "Se você está planejando fazer molho de espinafre ou lasanha, ou basicamente qualquer prato que sua mãe faria, use congelado", recomenda a Bon Appeti.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade