Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Suco de tamarindo ajuda a reduzir o triglicérides

Estudo feito no Ceará descobriu a função fitoterápica da fruta


postado em 12/06/2018 11:25 / atualizado em 12/06/2018 11:33

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
O tamarindo (Tamarindus indica) é uma fruta que pode ser amada ou odiada. Ainda assim, seu sabor característico, extremamente azedo, costuma agradar muitos brasileiros. Agora, um estudo que avaliou os impactos do uso do fruto no controle dos distúrbios bioquímicos associados ao diabetes descobriu que ele é capaz de reduzir em 24% a taxa de triglicérides. A pesquisa foi realizada pela Embrapa Agroindústria Tropical do Ceará e pela Universidade Estadual do Ceará.

Os triglicérides, ou triglicerídeos, são um tipo de gordura presente no sangue que, em quantidades elevadas, aumenta o risco de doenças cardíacas e outros problemas de saúde, principalmente quando o colesterol também está alto. O consumo do suco elaborado com a farinha de tamarindo (que teve a acidez reduzida em laboratório) também promoveu leves reduções no colesterol total, no índice de massa corporal (IMC) e na circunferência abdominal dos voluntários. O estudo apontou ainda que o produto apresenta baixo índice glicêmico (IG). Esse indicador mostra o quão rápido um alimento ingerido consegue aumentar a glicemia quantidade de glicose no sangue).

Participaram do experimento 164 adultos e idosos com diabetes, com peso adequado ou leve obesidade. Do total, 82 pacientes apresentavam glicemia controlada e os demais, glicemia elevada. Durante quatro semanas, metade dos voluntários consumiu o suco preparado com a farinha de tamarindo e a outra ingeriu apenas um placebo.

Os pacientes passaram por consultas e exames para determinação do perfil glicêmico e lipídico, verificação da ingestão alimentar e avaliação antropométrica (medidas de peso, altura, circunferência da cintura e do quadril). Os resultados deixaram os cientistas animados. A equipe acredita que o produto pode ser utilizado como adjuvante para o controle do perfil lipídico de indivíduos com diabetes.

A nutricionista Tatiana Uchôa Passos, responsável pela pesquisa em pacientes do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão, de Fortaleza (CE), diz que nenhum dos medicamentos distribuídos pelo sistema público de saúde no Brasil apresenta ação específica sobre o triglicérides no sangue. Segundo ela, os remédios agem sobre o perfil lipídico como um todo, especialmente sobre o colesterol total. "Observando por esse aspecto, a utilização da farinha de tamarindo seria ainda mais interessante para aqueles pacientes cuja inadequação lipídica seja apenas nos triglicérides", diz a nutricionista.

Ainda de acordo com Tatiana, as demais variáveis investigadas ainda carecem de avaliação. "Diante da inovação proposta pela ideia desse projeto e da significância estatística encontrada com relação aos triglicérides, ficamos satisfeitos com os resultados e também instigados a dar continuidade aos estudos futuramente", conta a nutricionista, que lembra que é necessário manter hábitos alimentares saudáveis para que, ao se consumir alimentos com atividade fitoterápica ou funcional, eles possam, de fato, ser aproveitados

(com assessoria de comunicação da Embrapa Agroindústria Tropical)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade