Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Camada de espuma é essencial para a cerveja

O 'colarinho' mantém a temperatura e o sabor da bebida


postado em 19/07/2018 15:44 / atualizado em 19/07/2018 16:03

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Seja ao pedir um chope, seja ao servir uma cerveja gelada: você gosta ou não da espuma que se forma no copo? Algumas pessoas acham que o "colarinho" (como é chamada a camada de espuma) é algo ruim e surge porque a bebida não foi servida de forma adequada. Mas, na verdade, essa camada localizada acima do líquido tem uma função importante, sendo fundamental para a manutenção do aroma, da temperatura e do sabor da cerveja.

Tecnicamente, essa espuma é uma camada composta por grande quantidade de bolhas de gás carbônico que se formam na superfície da cerveja quando ela é agitada, movimentada ou fermentada. Isso dá à bebida uma característica singular, já que ela é a única entre todas as opções alcoólicas que possui esse componente.

"A recomendação é que toda cerveja servida possua espuma. É uma espécie de atestado de saúde ou de qualidade, criando uma verdadeira camada protetora do líquido", comenta o mestre-cervejeiro Leon Mass, da megacervejaria brasileira Ambev.

A espuma varia, também, dependendo do estilo da bebida, esclarece o especialista. Algumas cervejas belgas, por exemplo, apostam em espumas mais cremosas, que chegam a ficar grudadas nas paredes dos copos mesmo após o consumo completo. Em contrapartida, cervejas da escola britânica são, em parte, mais caracterizadas por camadas mais finas e compactas do colarinho.

Vale ter atenção não apenas à presença, mas, também, à espessura da camada de espuma. "Não existe uma regra matemática, mas uma camada que varie entre dois e três dedos é o suficiente", afirma o mestre-cervejeiro.

Abaixo, Leon Mass cita algumas curiosidades sobre a espuma da cerveja:

É formada por gás carbônico, proteínas e componentes do lúpulo (dá o amargor à bebida)

Ela cria uma barreira entre o líquido e o ar, mantendo a temperatura

A espuma impede o contato da cerveja com o oxigênio, evitando a oxidação, que altera o sabor

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade