Confira alguns alimentos que tratam a depressão

Sementes e frutas são exemplos de 'remédios naturais' contra esse transtorno

por João Paulo Martins 26/07/2018 13:55

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(foto: Pixabay)
Todo mundo sabe que uma alimentação adequada pode ajudar a tartar doenças, curar inflamações e evitar problemas graves, incluindo infarto e AVC. Com isso, ao se minimizar os danos ao organismo, é possível também proteger o cérebro e evitar o aparecimento de transtornos, especialmente o depressivo.

Para quem curte dietas saudáveis, uma boa dica é seguir as recomendações publicadas pelo jornal indiano Deccan Chronicle, que traz alimentos que funcionam como as famosas pílulas antidepressivas de serotonina (hormônio do humor).

A seguir, o periódico lista cinco produtos que ajudam na prevenção da depressão:

Verduras de folhas escuras
Espinafre, couve, rúcula e agrião impedem que as células atinjam o nível de toxicidade, prevenindo danos cerebrais e protegendo o resto do corpo contra câncer ou outras doenças crônicas. Repletos de vitaminas como A, C, E, K, iodo, magnésio e ricos em fitonutrientes, esses vegetais salvam nossos cérebros todos os dias. São folhas verdes consideradas pro e pré-bióticos, ajudando o intestino a se nutrir e a curar o cérebro simultaneamente. Uma ingestão diária desses nutrientes verdes é essencial para o organismo.

Frutas
Especialmente as maçãs, ricas em fibra, ferro e antioxidantes, curam o corpo em nível celular. Uma maçã por dia pode ajudar a pessoa a ficar livre do médico e do psiquiatra. Pacientes diabéticos também podem consumir a fruta diariamente, pois tem baixo índice glicêmico (capacidade de liberar açúcar no sangue). Todas as outras frutas também ajudam o corpo com vitaminas e minerais e açúcares naturais que mantêm os órgãos funcionando de forma adequada.

Sementes
Não subestime essas poderosas fontes de ácidos graxos ômega-3. A gordura benéfica das sementes ajuda na absorção dos nutrientes de frutas, verduras e legumes. Com isso, ajuda a função cerebral, prevenindo o Mal de Alzheimer e a demência.

Nozes
A estrutura dessa oleaginosa já lembra o cérebro humano. Não é à toa que o principal órgão do corpo humano é composto de 80% de gordura. Com isso, as nozes se transformam num intensificador do humor, podendo ser consumida como lanche ou junto às refeições. Ela é a oleaginosa com maior quantidade de ácidos graxos do tipo ômega-3, o que favorece a função cerebral e reduz os sintomas da depressão.

Cebolas
As propriedades antioxidantes das cebolas fazem com que sejam ótimas para recuperar os danos causados nas células. Muito usada no preparo de alimentos e em saladas, esse vegetal reduz o risco de câncer e favorece o bom humor, tratando o transtorno depressivo.

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