Qual a melhor opção para a saúde: banana verde ou madura?

Uma é ótima para os diabéticos, enquanto a outra é digerida mais facilmente

por João Paulo Martins 09/07/2018 13:28

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Pixabay
As bananas verdes, segundo os nutricionistas, são recomendadas para quem tem diabetes, enquanto as maduras são mais fáceis de serem digeridas (foto: Pixabay)
Que a banana é uma fruta rica em nutrientes, isso ninguém duvida. Mas, qual a melhor forma de consumo, quando está verde ou já madura?
Surpreendentemente, a escolha baseada na maturação interfere na saúde. Segundo a nutricionista e escritora britânica Rhiannon Lambert, em entrevista para o jornal britânico Daily Mail, embora as bananas sejam sempre uma excelente fonte de potássio e de outros nutrientes, há diferentes benefícios ao comê-las verdes ou maduras.

Se você tem diabetes, por exemplo, o ideal é comer as frutas que estejam menos maduras. Isso ocorre porque, à medida que a banana amadurece, o amido naturalmente presente nela começa a se transformar em açúcar. "Pesquisas sugerem que, em bananas maduras, o amido gerou de 80 a 90% dos carboidratos. À medida que a banana amadurece, o amido se transforma em açúcar livre. Portanto, pessoas que sofrem de diabetes são aconselhadas a comer bananas que não estejam tão maduras, para não aumentarem o açúcar no sangue [nível glicêmico]", comenta a especialista ao periódico.

Por outro lado, bananas ligeiramente maduras são provavelmente a melhor opção para quem tem problemas de digestão. De acordo com matéria publicada no portal americano de notícias The Verge, quanto mais verde a fruta, maior a quantidade de "amido resistente", que os seres humanos não conseguem digerir, mas que são apreciados pelas bactérias benéficas que vivem em nosso intestino. De acordo com Nicholas Gillitt, diretor do Instituto Dole de Nutrição, dos EUA, esse "é o tipo de material amiláceo [composto de amido] que as bactérias costumam se alimentar", conforme entrevista divulgada pelo The Verge.

A nutricionista Rhiannon Lambert também corrobora com essa constatação. "Quando o amido resistente muda para açúcar simples, significa que a banana amadureceu. Estudos sugerem que bananas mais maduras são mais fáceis de digerir", acrescenta a especialista ao Daily Mail.

Muito madura

Estudo realizado pela Universidade Estadual Grand Valley, de Michigan (EUA), mostra que, quando uma banana está quase toda marrom, basicamente todo amido se transformou em açúcar – as frutas se tornam mais doces, e é por isso que as pessoas costumam usá-las no preparo de bolos e tortas – e a clorofila vira uma nova substância.

"A decomposição da clorofila é a razão pela qual os níveis de antioxidantes aumentam à medida que as bananas envelhecem. Portanto, uma banana totalmente marrom é um potente antioxidante", informam os pesquisadores da Grand Valley no artigo científico.

Os especialistas deixam claro que o conteúdo nutricional não muda dependendo de quão madura é a banana. As únicas coisas que são afetadas pela maturação da fruta é o sabor e como ó corpo processa o açúcar.

Últimas notícias

Comentários