Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Conheça alimentos que ajudam a controlar a pressão alta

Sementes, beterraba e pistache são alguns dos 'remédios naturais'


postado em 23/08/2018 08:44 / atualizado em 23/08/2018 08:54

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Médicos e instituições científicas constantemente alertam a população sobre os riscos da hipertensão arterial, popularmente chamada de pressão alta, doença silenciosa que pode levar a problemas cardiovasculares mais graves, incluindo Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto. Os dados mais recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que, no mundo, mais de um bilhão de pessoas sofrem de pressão alta. No Brasil, são mais de 30 milhões de afetados, como mostram os números divulgados pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), em abril deste ano.

Além de praticar atividades físicas regularmente, ter uma alimentação equilibrada é uma atitude que, de acordo com especialistas, comprovadamente pode evitar ou minimizar o problema ligado ao coração.

Para quem quer manter a pressão arterial em dia, a revista americana Men's Journal – especializada no universo masculino – preparou uma lista com alimentos que possuem propriedades que ajudam a prevenir ou controlar a hipertensão:
(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Amêndoas
Segundo um estudo publicado em 2016 no periódico científico Journal of Nutrition, as amêndoas possuem quantidades significativas de gordura monoinsaturada, substância capaz de reduzir o colesterol ruim (lipoproteína de baixa densidade ou LDL) no sangue, que é um dos principais fatores que levam à hipertensão. Essa noz também ameniza a inflamação arterial (aterosclerose).
(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Chocolate amargo
As sementes do cacau, base do chocolate, possuem diversas substâncias antioxidantes, entre elas a teobromina, que atua no organismo combatendo a pressão alta. Porém, conforme ressalta a revista americana, o ideal é consumir chocolates com pelo menos 60% de cacau, ingerindo, no máximo, 28 g por dia.
(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Suco integral de uva
A Mens's Journal lembra que estudos já comprovaram que as uvas roxas têm propriedades benéficas à saúde, ajudando a diminuir o colesterol no sangue e evitando a formação de coágulos. Logo, o suco de uva integral, rico em polifenóis, antioxidantes naturais, é um alimento que deve ser incluído na dieta para o tratamento ou a prevenção da hipertensão arterial.
(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Espinafre
Um estudo recente que analisou durante 20 anos 4,4 mil voluntários que consumiam, ou não, verduras mostra que aqueles que comeram mais folhas verdes, ricas numa substância chamada folato, eram menos propensos a desenvolverem pressão alta. O folato é derivado da vitamina B9 e pode ser encontrado em grande quantidade na couve e, principalmente, no espinafre.
(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Pistache
Uma pesquisa publicada na revista científica Hypertension aponta que a inclusão de pistache na alimentação diária pode ajudar a combater a hipertensão arterial. A pesquisa analisou a saúde de dois grupos de voluntários: no primeiro, os participantes mantiveram uma dieta convencional, enquanto no segundo grupo o pistache foi incluído na alimentação, numa quantidade equivalente a cerca de 10% ou 20% do total de calorias da dieta. O resultado mostra que, quem ingeriu essa noz diariamente apresentou uma redução significativa na pressão arterial. O mesmo não ocorreu com quem manteve a dieta convencional.
(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Mirtilo
Outro alimento que pode ajudar a combater a hipertensão e, consequentemente, prevenir problemas cardiovasculares é o mirtilo. A "superfruta" azulada, conhecida em inglês como blueberry, foi estudada por cientistas que a incluíram na alimentação diária de pessoas obesas. Eles observaram que o mirtilo foi capaz de reduzir a pressão arterial dos voluntários em até 6%, conforme destaca a revista Men's Journal.
(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Laticínios com pouca gordura
Derivados do leite como o queijo cottage e o iogurte grego, que possuem pouca gordura, são ótimas opções de alimentos que contribuem para evitar ou tratar a hipertensão. De acordo com um estudo publicado no jornal científico American Journal of Clinical Nutrition atesta os benefícios desses laticínios "magros" no combate à doença cardíaca, incluindo o próprio leite, desde que na versão desnatado.
(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Beterraba
Este vegetal é mais um aliado contra a hipertensão. De acordo com a revista americana, os benefícios da beterraba foram comprovados por uma pesquisa científica publicada no periódico internacional Nutrition. O artigo científico mostra que a hortaliça rica em antioxidantes é capaz de melhorar a pressão arterial logo nas primeiras 24 horas após a ingestão.
(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Sementes
Segundo a Men's Journal, a maioria das sementes comestíveis (como girassol, linhaça, de abóbora e aveia) podem auxiliar no controle e na prevenção da pressão alta. Esse tipo de alimento é rico em minerais, especialmente potássio e magnésio, que são capazes de ajudar o organismo no combate a essa grave doença, que pode até levar à morte.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade