Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Frutas sazonais ajudam a proteger o organismo

Elas são ricas em antioxidantes e vitamina C


postado em 20/08/2018 13:26 / atualizado em 20/08/2018 13:34

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Você sabia que vale a pena dar preferência para as frutas que são típicas do Inverno? A produção sazonal ajuda a fortalecer o organismo, contribuindo no combate a doenças como gripes e resfriados.

As frutas, além de ricas em vitaminas e minerais, também são uma fonte de hidratação e controle da saciedade. Frutas vermelhas, como morango, amora e uva, e cítricas, que podem ser adquiridas na época de frio, são poderosos antioxidantes, substâncias que combatem moléculas de radicais livres no organismo. A importância de sua atuação se dá, segundo a nutricionista Marcela Menah, da Faculdade de Saúde Pública da USP, no combate ao envelhecimento e até mesmo ao câncer. Contudo, ela alerta que esse benefício não é obtido sozinho. Para que tenham resultados favoráveis à saúde, "os alimentos ricos em antioxidantes devem estar dentro de um contexto, com outros alimentos saudáveis, dentro de uma rotina alimentar saudável e hábitos de vida favoráveis para a saúde", completa a especialista, em entrevista para a Rádio USP.

Já em relação a gripes e resfriados, que são mais recorrentes durante o Inverno, o combate deve ser feito por meio de frutas ricas em vitamina C e zinco, que fortalecem o sistema imunológico, como laranja, mandarina, kiwi, graviola e abacaxi. "Dessa forma o organismo consegue combater melhor essas doenças", comenta a especialista.

Além dos nutrientes disponibilizados peloas frutas típicas desta época do ano, é preciso não descuidar da ingestão de água, já que no frio é comum a pessoa não sentir tanta sede.

(com Rádio USP)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade