Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Um escravo ensinou Jack Daniel a fazer uísque, sabia?

A verdadeira história da bebida ficou 'escondida' por muitos anos


postado em 28/08/2018 09:49 / atualizado em 28/08/2018 10:18

(foto: Jack Daniel's/Divulgação)
(foto: Jack Daniel's/Divulgação)
O uísque é uma bebida apreciada em todo o mundo. Entre as marcas mais famosas está a Jack Daniel's, que também é uma das mais antigas. Sua história remonta a 1876, na cidade de Lynchburg, que fica no estado do Tenessee, nos Estados Unidos. Desde então, a bebida é reconhecida mundialmente por sua qualidade, sabor único e o icônico rótulo preto e branco com aspecto vintage (retrô).

Mas há um fato pouco conhecido na história do famoso uísque americano, um segredo que foi propositalmente escondido durante mais de 100 anos pela destilaria: o verdadeiro responsável por ensinar a arte da destilação para Jack Daniel, o fundador da marca. Essa pessoa, que teve participação fundamental na criação da bebida, até pouco tempo atrás, não tinha o devido reconhecimento. Os motivos dessa decisão estão, agora, esclarecidos no site da Jack Daniel's, numa publicação que revela esse "misterioso" trecho da gloriosa trajetória da companhia.

De acordo com a empresa americana, o antigo escritório do fundador do uísque guarda uma foto tirada por volta do ano de 1900 e que traz uma das primeiras equipes que trabalharam na fábrica. Mas, o que mais chama a atenção na imagem é a presença de um homem negro sentado exatamente ao lado de Jack Daniel, cena quase impossível para a época, uma vez que os Estados Unidos viviam um período de forte segregação racial, principalmente na região sul do país. Portanto, era improvável que um afroamericano pudesse ter tal proximidade com o empresário.

O homem em questão é George Green. Seu pai, o ex-escravo Nathan "Nearest" Green, foi quem ensinou Jack Daniel a destilar milho, centeio e malte de cevada, no processo que ficou conhecido como "Tennessee Whiskey". Essa participação de Green fez com que seu filho se tornasse amigo do fundador da famosa bebida e passasse a trabalhar junto com ele na empresa que se tornaria uma das mais reconhecidas do mundo. Por isso a foto do final do século XIX traz um trabalhador negro numa posição de destaque.

Ainda segundo o texto divulgado pela empresa, Jack Daniel e Nearest Green, que ainda era escravo, se conheceram quando o fundador da destilaria foi morar e trabalhar na fazenda de um homem conhecido como reverendo Dan Call. No local existia uma destilaria na qual o religioso e o escravo fabricavam uísque. A técnica, então, foi ensinada a Daniel, que, posteriormente, comprou a fábrica e a transformou na icônica marca. Nathan, que, na época, já havia se tornado um homem livre, foi um dos primeiros contratados da nova empresa, sendo considerado o destilador principal.

O site da empresa lembra ainda que Jack Daniel, apesar de ter vivido numa época que a escravidão era "comum", jamais possuiu um escravo sequer.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade