Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

De onde vem o sabor de baunilha?

Grande parte dos produtos não são feitos com a famosa fava


postado em 02/10/2018 09:12 / atualizado em 02/10/2018 09:23

A forma original de se obter o sabor de baunilha é usando a fava da orquídea Vanilla planifolia(foto: Celestialgarden.org/Reprodução)
A forma original de se obter o sabor de baunilha é usando a fava da orquídea Vanilla planifolia (foto: Celestialgarden.org/Reprodução)

Presente em bolos, tortas, biscoitos, sorvetes e, até mesmo, refrigerantes, o sabor de baunilha é muito apreciado e facilmente reconhecido por qualquer pessoa no mundo inteiro. Entretanto, o que muita gente não sabe é que a maioria dos alimentos que possuem esse famoso gosto são produzidos com uma substância que não é oriunda da fava da planta.

Vale destacar que a baunilha (Vanilla planifolia) é uma planta da qual brota uma espécie de orquídea e o extrato de suas vagens possui o sabor, que é obtido por meio de imersão da fava em álcool. Isso resulta num extrato chamado vanilina, que é o responsável pelo famoso sabor presente em inúmeros alimentos. De acordo com o site americano de notícias Huffington Post, menos de 1% de tudo o que é consumido com gosto de baunilha no mundo possui o extrato original da orquídea.

Sobretudo nas panificadoras e nas confeitarias é amplamente utilizada uma substância conhecida como essência de baunilha, que é produzida por meio da obtenção de guaiacol – um líquido que tem como base o alcatrão, obtido por meio da destilação da madeira queimada de eucalipto. Outra forma de se obter o guaiacol, segundo o site americano, está na resina de uma planta chamada guaiacum.

A explicação para não se utilizar a verdadeira baunilha está em seu valor de mercado. Ela é considerada uma das especiarias mais caras do mundo. Para se ter uma ideia, na ilha de Madagascar, maior exportador mundial da fava da orquídea, um quilo de vagens da planta chega a custar cerca de R$ 2 mil, segundo reportagem da revista Superinteresante publicada em março deste ano.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade