Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Uva e mirtilo podem ajudar a memória

Estudo mostra efeito positivo em pessoas com problemas cognitivos


postado em 03/10/2018 11:26 / atualizado em 03/10/2018 11:36

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Um estudo publicado no periódico científico The Journal of Gerontology: Biological Sciences por cientistas da Universidade Laval, de Quebec, no Canadá, sugere que tomar suplementos contendo extratos de uvas francesas e mirtilo (blueberry) melhora certos componentes da memória em pessoas cujas habilidades cognitivas estão em declínio. A melhoria no desempenho intelectual é atribuída aos polifenóis contidos nas frutas.

Os pesquisadores avaliaram 190 pessoas saudáveis, com idades entre 60 e 70 anos, e as dividiram em dois grupos. Durante seis meses, os participantes do grupo experimental tomaram duas cápsulas de 300 mg de extrato de uva e mirtilo diariamente, enquanto os participantes do grupo de controle tomaram um placebo. Cada voluntário foi submetido, no início e no final do estudo, a uma série de testes que mediram as habilidades cognitivas.

A suplementação não teve efeito perceptível em indivíduos com função cognitiva normal. Por outro lado, os participantes que apresentavam sinais de declínio intelectual tiveram uma pontuação 38% maior. "Os ganhos estão principalmente na área da memória episódica, um componente da memória ligada aos eventos vividos e ao contexto associado a ela", comenta o pesquisador Yves Desjardins, um dos autores do estudo, em entrevista para o site da Universidade Laval.

Segundo o professor do Instituto de Nutrição e Alimentos Funcionais, o estudo tem como objetivo testar a eficácia de suplementos prebióticos contendo polifenóis de cranberry (oxicoco) e inulina agave (fibra) para promover a saúde da flora intestinal e reduzir as inflamações no organismo.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade