
“Foi a melhor ideia que tive na vida”, diz a jornalista Ana Sandim, sobre o seu Ingrediente da Vez. Há um ano, Ana trabalhava em um escritório de comunicação. Como também se formou em gastronomia, a cozinheira, como gosta de ser chamada, decidiu montar, ao mesmo tempo, um espaço para produzir pratos saudáveis. Na primeira semana do Ingrediente da Vez as encomendas cabiam com sobra em uma mão: foram três pedidos. Mas, aos poucos, o pequeno negócio foi ganhando espaço, até crescer a ponto de as encomendas engolirem a agenda de Ana e de seu marido e sócio, Renan Lameu. Assim, o escritório ficou para trás e eles passaram a se dedicar exclusivamente à produção das marmitas.

Ana e Renan não estão sozinhos nesse mercado. Os próprios empreendedores calculam que, em Belo Horizonte, a oferta muito mais que dobrou no último ano. Depois de três anos e meio, a equipe do Marmita Fitness BH cresceu de dois para 12 integrantes, que fabricam perto de 4 mil marmitas ao mês. Um salto e tanto para o pequeno negócio comprado por 100 reais em 2015. No começo, Ewerton Pereira e Nathália Lage eram uma dupla produzindo na cozinha da casa de Ewerton. Formado em comércio exterior, ele decidiu mudar o curso da carreira quando Nathália, sua noiva, formou-se em arquitetura. “Eu viajava muito. Quando surgiu a possibilidade de comprar a marca de um amigo que havia acabado de começar o negócio, acreditei que seria uma oportunidade”, diz Ewerton. Ele acertou. Em três anos, a cozinha de 12 m2 cresceu, ganhou espaço próprio e agora ocupa 90 m2. Foi preciso contratar funcionários, nutricionistas, entregadores, investir em cursos e capacitação, e em tecnologia que deixam as marmitas congeladas com o mesmo sabor e textura.

Com ingredientes naturais, os pratos são feitos sem adição de óleo ou conservantes e, segundo o dono, o desafio é mostrar sempre para o cliente que a comida saudável é gostosa. A decisão radical de deixar o emprego para administrar o próprio negócio rendeu a Ewerton alguns cabelos brancos. Mas o espírito empreendedor mantêm-se jovem. “Temos planos para ampliar o alcance do Marmita Fitness BH”, diz.
Outros empreendedores seguem a fértil trilha das marmitinhas. A advogada Maria Izabel Alves, que trabalha com projetos de sustentabilidade criativa, e sua irmã, a nutricionista Raquel Alves, decidiram criar juntas a Merendeira BH, para produzir refeições frescas e congeladas com ingredientes orgânicos e funcionais. O negócio começou no final de 2017, em Macacos, mas a aceitação foi tão boa que a Merendeira BH já mudou de endereço e a fábrica fica agora, na Savassi. Os cardápios são bem variados e as marmitas podem ser personalizadas. O cliente tem a opção de receber apenas o almoço ou sete refeições por dia. Há também lanches saudáveis para crianças e adultos. “Usamos proteínas de alta qualidade, fonte vegetal orgânica ou agroecológica. Não usamos farinha branca e os grãos são sempre releituras elegantes, como o arroz orgânico ou negro”, explica Izabel. Além de uma pequena área de plantio em Macacos, a Merendeira desenvolveu um cadastro de fornecedores para garantir a procedência de seus produtos. “Sentimos que as pessoas estão preocupadas com a qualidade da alimentação como caminho para uma vida mais saudável”, diz a empresária.


O conceito de receber em casa o prato pronto é antigo, mas a nova roupa, bem mais colorida e diversificada, das marmitas contemporâneas está fazendo sucesso.