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Estado de Minas NEGÓCIOS

Refeição saudável e lucrativa

Empreendedores investem em produção de marmitas fitness


postado em 01/04/2019 14:22

Renan Lameu e Ana Sandim criaram há um ano o Ingrediente da Vez: opções com poucas calorias e cardápio vegano(foto: Uarlem Valerio)
Renan Lameu e Ana Sandim criaram há um ano o Ingrediente da Vez: opções com poucas calorias e cardápio vegano (foto: Uarlem Valerio)
Não importa se você quer manter a alimentação certinha depois do treino, se é vegano, se está de dieta ou se quer apenas receber uma marmita pronta todos os dias para consumir em casa ou no trabalho, sem precisar ir à feira ou para a cozinha. Do outro lado dessa apertada matemática do tempo, nasce uma oportunidade para novos empreendedores: as antigas marmitas, badaladas no passado, voltaram. Não faltam receitas com ingredientes integrais, orgânicos e sem adição de industrializados. Em Belo Horizonte, o segmento saudável faz sucesso e cresce rápido. Alguns empreendedores chegam a ter milhares de seguidores nas redes sociais, outros trocaram trabalho certo para encarar os desafios do negócio próprio. 

“Foi a melhor ideia que tive na vida”, diz a jornalista Ana Sandim, sobre o seu Ingrediente da Vez. Há um ano, Ana trabalhava em um escritório de comunicação. Como também se formou em gastronomia, a cozinheira, como gosta de ser chamada, decidiu montar, ao mesmo tempo, um espaço para produzir pratos saudáveis. Na primeira semana do Ingrediente da Vez as encomendas cabiam com sobra em uma mão: foram três pedidos. Mas, aos poucos, o pequeno negócio foi ganhando espaço, até crescer a ponto de as encomendas engolirem a agenda de Ana e de seu marido e sócio, Renan Lameu. Assim, o escritório ficou para trás e eles passaram a se dedicar exclusivamente à produção das marmitas. 

 Nathália Lage e Ewerton Pereira trocaram as carreiras em arquitetura e comércio exterior pelo Marmita Fitness BH: no comando de 10 funcionários(foto: Violeta Andrada)
Nathália Lage e Ewerton Pereira trocaram as carreiras em arquitetura e comércio exterior pelo Marmita Fitness BH: no comando de 10 funcionários (foto: Violeta Andrada)
O cardápio é divulgado semanalmente via Whatsapp e traz sempre cinco opções em quatro variações – prato saudável, low carb, vegano e vegano low carb. Campeões de audiência, como a lasanha de abobrinha e os fricassés, sempre voltam ao menu. Os pedidos aceleraram nos últimos 12 meses e já ultrapassam a marca dos 250 pratos por semana. Satisfeita com os resultados, Ana Sandim credita o sucesso à dedicação exclusiva. Cardápio, divulgação, compras, produção, entrega. De uma ponta a outra, tudo é feito pela dupla. 

Ana e Renan não estão sozinhos nesse mercado. Os próprios empreendedores calculam que, em Belo Horizonte, a oferta muito mais que dobrou no último ano. Depois de três anos e meio, a equipe do Marmita Fitness BH cresceu de dois para 12 integrantes, que fabricam perto de 4 mil marmitas ao mês. Um salto e tanto para o pequeno negócio comprado por 100 reais em 2015. No começo, Ewerton Pereira e Nathália Lage eram uma dupla produzindo na cozinha da casa de Ewerton. Formado em comércio exterior, ele decidiu mudar o curso da carreira quando Nathália, sua noiva, formou-se em arquitetura. “Eu viajava muito. Quando surgiu a possibilidade de comprar a marca de um amigo que havia acabado de começar o negócio, acreditei que seria uma oportunidade”, diz Ewerton. Ele acertou. Em três anos, a cozinha de 12 m2 cresceu, ganhou espaço próprio e agora ocupa 90 m2. Foi preciso contratar funcionários, nutricionistas, entregadores, investir em cursos e capacitação, e em tecnologia que deixam as marmitas congeladas com o mesmo sabor e textura.  

Maria Izabel e Raquel Alves, da Merendeira BH: proteínas, horta orgânica e grãos nobres(foto: Uarlem Valerio)
Maria Izabel e Raquel Alves, da Merendeira BH: proteínas, horta orgânica e grãos nobres (foto: Uarlem Valerio)
O Marmita Fitness tem opções congeladas para a alimentação saudável, com pratos também para quem tem restrições a alimentos específicos, como carnes, por exemplo. Há também os lanches funcionais. “O mercado cresceu muito”, conta Ewerton. “Quando começamos,  éramos uns três ou quatro e, hoje, existem mais de 100 marcas, o que faz crescer nossa responsabilidade.” 

Com ingredientes naturais, os pratos são feitos sem adição de óleo ou conservantes e, segundo o dono, o desafio é mostrar sempre para o cliente que a comida saudável é gostosa. A decisão radical de deixar o emprego para administrar o próprio negócio rendeu a Ewerton alguns cabelos brancos. Mas o espírito empreendedor mantêm-se jovem. “Temos planos para ampliar o alcance do Marmita Fitness BH”, diz.  

Outros empreendedores seguem a fértil trilha das marmitinhas. A advogada Maria Izabel Alves, que trabalha com projetos de sustentabilidade criativa, e sua irmã, a nutricionista Raquel Alves, decidiram criar juntas a Merendeira BH, para produzir refeições frescas e congeladas com ingredientes orgânicos e funcionais. O negócio começou no final de 2017, em Macacos, mas a aceitação foi tão boa que a Merendeira BH já mudou de endereço e a fábrica fica agora, na Savassi. Os cardápios são bem variados e as marmitas podem ser personalizadas. O cliente tem a opção de receber apenas o almoço ou sete refeições por dia. Há também lanches saudáveis para crianças e adultos. “Usamos proteínas de alta qualidade, fonte vegetal orgânica ou agroecológica. Não usamos farinha branca e os grãos são sempre releituras elegantes, como o arroz orgânico ou negro”, explica Izabel. Além de uma pequena área de plantio em Macacos, a Merendeira desenvolveu um cadastro de fornecedores para garantir a procedência de seus produtos. “Sentimos que as pessoas estão preocupadas com a qualidade da alimentação como caminho para uma vida mais saudável”, diz a empresária.

Dono do Óregano, Danilo Ferreira está feliz com o negócio que começou há um ano e sete meses: de 60 para 800 marmitas por mês(foto: Uarlem Valerio)
Dono do Óregano, Danilo Ferreira está feliz com o negócio que começou há um ano e sete meses: de 60 para 800 marmitas por mês (foto: Uarlem Valerio)
No caso de Danilo Ferreira, a primeira ideia que chegou à sua cabeça não foi de uma marmita, mas um nome: Orégano. Em seguida, nasceu o desenho do que seria o negócio. Adepto da alimentação saudável e da prática de esportes, ele buscava uma mudança na trajetória profissional. “Era gerente de loja e não queria mais trabalhar em shopping center. Buscava uma alternativa”, recorda. E assim nasceu a ideia de produzir marmitas saudáveis. Grãos integrais e nobres, sal sutil, legumes e proteínas dão o tom às marmitas do Orégano, que está há 17 meses no mercado. “Tudo é feito por mim, das compras à entrega”, explica Danilo. Preocupado também com  a boa energia que leva aos clientes, ele diz que cozinhar não é um trabalho, mas um prazer: “Faço questão de desenvolver o negócio sem falsos seguidores e com preço justo. Procuro ser sincero com os meus clientes.” O modelo de divulgação tem funcionado bem: já são mais de 800 marmitas por mês – no começo eram, no máximo, 60. “Hoje, meu tempo é todo dedicado ao Orégano que se tornou minha atividade exclusiva.”

Pratos saudáveis, linha baby e até opção kids, estão no cardápio do Quality Fit Marmitas, criado por Gabriela e João Chagas: %u201CEstamos estudando a possibilidade de montar uma loja%u201D, diz ele(foto: Violeta Andrada)
Pratos saudáveis, linha baby e até opção kids, estão no cardápio do Quality Fit Marmitas, criado por Gabriela e João Chagas: %u201CEstamos estudando a possibilidade de montar uma loja%u201D, diz ele (foto: Violeta Andrada)
Com mais tempo no mercado que suas concorrentes, a Quality Fit Marmitas surgiu há três anos e hoje tem mais de 50 opções de refeições, incluindo também uma linha baby, de papinhas naturais. João Chagas, criador do negócio, já pensa na expansão: “Estamos estudando a possibilidade de montar uma loja.” O negócio, que começou apenas com o João na cozinha, já tem uma equipe de três ajudantes. Ele usou sua experiência como cozinheiro em eventos para começar o empreendimento. “Meu maior público são as pessoas que estudam, trabalham e querem a praticidade de ter em casa uma refeição pronta e saudável.” As marmitas são frescas e os pedidos, feitos pelo Whatsapp. Além do cardápio fixo, a Quality Fit também desenvolve menus personalizados. “Os pratos kids e as papinhas para bebês surgiram para atender pedidos dos próprios clientes.” 

O conceito de receber em casa o prato pronto é antigo, mas a nova roupa, bem mais colorida e diversificada, das marmitas contemporâneas está fazendo sucesso.

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