Publicidade

Estado de Minas GASTRONOMIA

Caio Soter é o chef revelação, eleito pela Encontro Gastrô 2019


postado em 27/08/2019 23:10 / atualizado em 30/08/2019 17:35

À frente do Alma Chef, Caio Soter é fã dos ingredientes mineiros:
À frente do Alma Chef, Caio Soter é fã dos ingredientes mineiros: "Não troco barriga de porco por lagosta, por nada neste mundo" (foto: Violeta Andrada/Encontro)
Aos 19 anos, quando participava de um intercâmbio nos Estados Unidos, Caio Soter descolou um trabalho em uma lanchonete de Montana. Ao voltar para o Brasil, continuou sua vida de estudante. Formou-se, colocou a gravata em torno do pescoço e se especializou em Direito Tributário. Mal sabia o rapaz que a versão escritório não duraria muito. Fã de gastronomia, em 2017 fundou, ao lado de um sócio, o Umami Dry Aged Steaks, a primeira empresa de maturação a seco da capital. Rapidinho passou a fornecer para restaurantes e virou amigos de chefs. Quando percebeu, já havia trocado o terno pelo dólmã. Depois de cozinhar ao lado de nomes importantes, como Felipe Galastro, Flávio Trombino e Fred Trindade, recebeu o convite de Felipe Rameh para assumir a cozinha do Alma Chef.

> Leia mais: Conheça todos os vencedores da Encontro Gastrô - O Melhor de BH 2019

Desde o início do ano é ele quem comanda uma equipe de 15 pessoas entre cozinheiros, sous-chefs e ajudantes. "Sou bem tranquilo. Na verdade, sou meio coach do pessoal", diz, rindo. "Se tem uma coisa em que sou realmente bom é em lidar com o outro." Outra característica é ser mineiro raiz. "Não me lembro de um dia ter criado uma receita com filé mignon. Não troco barriga de porco por lagosta, por nada neste mundo", afirma Caio, que é fã dos ingredientes de quintal, tão típicos da culinária das Minas. Jiló, milho, ora-pro-nóbis são sempre bem-vindos em suas panelas. Trata com carinho os queijos do Miguel, que chegam direto da Canastra para o Alma e são transformados em delícias, como aligot e cheesecake. Aos 29 anos, o advogado vem descobrindo seu caminho como chef. No novo menu do restaurante são dele receitas interessantes, como o bolinho de galinhada e o cupim ao doce de leite, purê de cenoura, gelatina de vinagrete e formiga saúva. 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade