Publicidade

Estado de Minas ENCONTRO GASTRÔ 2019 BH

Mercado Grano é o melhor da cidade na categoria Cozinha Variada


postado em 27/08/2019 23:10 / atualizado em 30/08/2019 17:35

Como o nome mesmo indica, o Grano é um grande mercado que fuciona em torno da cozinha: entre os pratos, destaque para o camarão empanado na massa panko com purê de couve-flor(foto: Violeta Andrada/Encontro)
Como o nome mesmo indica, o Grano é um grande mercado que fuciona em torno da cozinha: entre os pratos, destaque para o camarão empanado na massa panko com purê de couve-flor (foto: Violeta Andrada/Encontro)
Não é só conceito. O lance de trabalhar com pequenos produtores locais e priorizar os orgânicos é papo sério no Mercado Grano. A turma, formada pelos sócios Léo Mendes, Alceu Barroso Lima Neto e Luiz Humberto, não levanta bandeira só para fazer bonito ou parecer moderno. É gente que faz acontecer de verdade. A prova é que, há quatro meses, a casa investiu 300 mil reais para ter 100% de energia solar. "Agora, estamos estudando compostagem e vamos ter uma usina de reciclagem de água", diz Léo.

> Leia mais: Conheça todos os vencedores da Encontro Gastrô - O Melhor de BH 2019

É o próprio Léo, inclusive, que coloca a mão na massa. Literalmente. Tanto no preparo das massas apresentadas no cardápio quanto na dos pães, distribuídos na padaria que funciona lá. Como o nome próprio indica, o Grano é mais que um restaurante: é um mercado que reúne diversas marcas e artistas ao redor de uma cozinha autoral, que vive em mutação. Léo é um chef dinâmico e inquieto, sempre em busca do novo. Suas sugestões são anotadas em grandes lousas – assim podem ser mudadas com a rapidez das novas ideias. Das entradas, o bolinho de mandioca com costelão divide espaço com a bruschetta de bacalhau pisado com pimenta fresca.

Orgânicos, pequenos produtores locais e energia sustentável: o chef Léo Mendes alia talento gastronômico com práticas atuais (foto: Violeta Andrada/Encontro)
Orgânicos, pequenos produtores locais e energia sustentável: o chef Léo Mendes alia talento gastronômico com práticas atuais (foto: Violeta Andrada/Encontro)
Entre os principais, são cerca de 20 opções. Clássicos são a leitoa caipira com batatas (o animal é comprado de um produtor de Entre Rios de Minas, que tem certificado de produção orgânica) e o pappardelle com ragu de cordeiro. De terça a sexta, o restaurante serve menu executivo na hora do almoço. São sempre 12 opções, como a famosa galinhada, preparada com galinha caipira vinda do Norte de Minas e refogada com acelga, cúrcuma, gengibre, pimenta-dedo-de-moça e panceta.

R. Niágara, 320, Jardim Canadá, Nova Lima, (31) 3541-1036. De ter. a qui.: das 9h às 19h; sex. e sáb.: das 9h às 23h; dom e fer.: das 9h às 18h. Cartões: todos.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade