Publicidade

Estado de Minas ENCONTRO GASTRÔ BH 2019

Saiba qual é o melhor restaurante de comida mineira em BH


postado em 27/08/2019 23:10 / atualizado em 30/08/2019 17:21

Como na fazenda: depois de cruzar a porteira na estrada do restaurante, os clientes encontram delícias, como torresmo de barriga com limão-capeta(foto: Samuel Gê/Encontro)
Como na fazenda: depois de cruzar a porteira na estrada do restaurante, os clientes encontram delícias, como torresmo de barriga com limão-capeta (foto: Samuel Gê/Encontro)
Minas de cabo a rabo. Há seis anos, Flávio Trombino sobe e desce as montanhas atrás dos melhores ingredientes das Gerais. O plano é traçar um mapa geográfico da culinária mineira e dos produtores locais. A ideia surgiu quando o chef do Xapuri participou do Madrid Fúsion, que, em 2013, teve o Brasil representado pela cozinha de Minas. "Queria estudar mais. E como não ia para uma escola, resolvi aprender diretamente com os protagonistas da nossa história: os cozinheiros e produtores", diz. Até o momento, Flávio já passou pela Mantiqueira, pelo Campo das Vertentes e pela Canastra. "Falta ainda fazer um pouco mais do Triângulo Mineiro."

> Leia mais: Conheça todos os vencedores da Encontro Gastrô - O Melhor de BH 2019

Minas de cabo a rabo: no seu Xapuri, Flávio Trombino traz sabores e ingredientes garimpados durante suas viagens pelo estado (foto: Samuel Gê/Encontro)
Minas de cabo a rabo: no seu Xapuri, Flávio Trombino traz sabores e ingredientes garimpados durante suas viagens pelo estado (foto: Samuel Gê/Encontro)
Flávio vem substituindo com maestria sua mãe, dona Nelsa Trombino, no comando da cozinha. "Ela está mais lúcida que nunca, mas o corpo não acompanha seus pensamentos rápidos. Hoje, minha mãe tem certa dificuldade de locomoção, então acaba vindo menos ao restaurante", explica. O que não significa que ela não dê sua opinião a cada prato criado pelo filho. "É a primeira a experimentar. Sempre." Foi assim quando Flávio imaginou o Prato da Boa Lembrança deste ano, o Leitão Bêbado (leitão desossado com rôti de cabeça de leitão, tutu flambado na cachaça e farofa de torresmo). "Quis fugir do tradicional leitão assado e o fiz confitado. Deixo a carne cozinhar durante oito horas em baixa temperatura, imersa na própria banha", explica. Para trazer uma certa crocância, ele capricha na farofa de torresmo. Dona Nelsa aprovou. Ela e o resto da clientela. O prato ficou entre os três mais vendidos pela associação em todo o Brasil.

R. Mandacaru, 260, Trevo, (31) 3496-6198. De ter. a sáb.: das 12h às 23h; dom. e fer.: das 12h às 18h. Cartões: todos.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade