Publicidade

Estado de Minas GASTRONOMIA

Festival Botecar revela o tema da sua sétima edição

A criatividade encontrada tanto nas cozinhas de Belo Horizonte quanto na arte e na arquitetura da capital será a homenageada da vez


postado em 12/02/2020 14:36

Os bares participantes do Festival Botecar 2020 também poderão criar pratos inspirados na música, na arte e na arquitetura de Belo Horizonte(foto: Violeta Andrada/Encontro)
Os bares participantes do Festival Botecar 2020 também poderão criar pratos inspirados na música, na arte e na arquitetura de Belo Horizonte (foto: Violeta Andrada/Encontro)
No ano passado, Belo Horizonte recebeu da Unesco um reconhecimento por algo que todo morador conhece muito bem. A capital mineira foi reconhecida mundialmente como Cidade Criativa da Gastronomia, passando a integrar um grupo bem seleto com outras referências da área, como Parma (Itália), San Antonio (EUA) e Belém. Mas para a sétima edição do Festival Botecar, a homenagem ao título recém-conquistado vai bem além da gastronomia.

Desta vez, os bares participantes poderão criar pratos inspirados em todos os outros setores criativos da capital, como a música, arte e arquitetura. Achou difícil? Que nada! Basta apenas um passeio atento por BH para perceber que, assim como dentro da panela, estilos, traços e sons de todos os tipos se combinam em harmonia, resultando em uma receita de sucesso que faz o belo-horizontino ficar apaixonado pela sua cidade.

Na Praça da Liberdade, por exemplo, os contornos de estilo pós-moderno do prédio Rainha da Sucata convivem em harmonia com as linhas suaves e envolventes do seu vizinho: a Biblioteca Pública Estadual, desenhada por Oscar Niemeyer. Já nos palcos espalhados pela cidade, todos os estilos musicais encontram o seu espaço, desde as canções mais famosas do Clube da Esquina, que ainda ecoam pelas ruas do Santa Tereza, até a música clássica da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. E de sobremesa, um sem-número de atrações artísticas, como os grupos Galpão e Corpo, as batalhas de rap e os bonecos do Giramundo.

A sétima edição do Festival Botecar começa no dia 9 de abril e vai até o dia 8 de maio.

História do Botecar

O Festival Botecar foi criado em 2014, com o objetivo de retomar as raízes da cultura tradicional de botecos de Belo Horizonte, valorizando pratos e ingredientes de origem mineira. Fígado com jiló, linguiça e outros queridinhos dos bares ganham várias releituras, de acordo com o tema da edição. Os pratos vencedores são eleitos tanto por um conjunto de jurados quanto pelos próprios clientes, que podem votar nos seus preferidos.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade