Publicidade

Estado de Minas CHURRASCO

Mineiro é o maior youtuber churrasqueiro do Brasil

José Almiro, que comanda o canal Churrasqueadas, possui mais de um milhão de inscritos no YouTube e três milhões de fãs no Facebook


postado em 02/03/2020 15:15 / atualizado em 03/03/2020 14:59

O churrasqueiro mineiro José Almiro, do canal Churrasqueadas: são milhões de inscritos e visualizações no YouTube(foto: Churrasqueadas/Divulgação)
O churrasqueiro mineiro José Almiro, do canal Churrasqueadas: são milhões de inscritos e visualizações no YouTube (foto: Churrasqueadas/Divulgação)
Uma das principais paixões gastrônomicas dos brasileiros, o churrasco é, há 10 anos, a especialidade de José Almiro. Mais que um churrasqueiro, o mineiro é o maior youtuber do Brasil nessa área. Nascido na pequena cidade de Fama, no sul do estado - município que possui apenas 2,3 mil habitantes - José Almiro tem, hoje, mais de 1,2 milhão de inscritos em seu canal Churrasqueadas no YouTube, que foi criado em 2016.

Os vídeos, que somam mais de 78 milhões de visualizações, trazem pratos simples, como o tradicional churrasco de picanha, e receitas mais elaboradas, como fraldinha com crosta de nozes. Além disso, o Churrasqueadas tem dicas para os churrasqueiros amadores e tutoriais de como assar carnes que sequer são consideradas ideais para fazer churrasco, como o acém, rotulada "carne de segunda" no Brasil, mas que nas mãos de José Almiro torna-se um assado saboroso e suculento. 

(foto: Churrasqueadas/Divulgação)
(foto: Churrasqueadas/Divulgação)
Receitas inusitadas também são apresentadas pelo mineiro. Um exemplo é a costela no saco de papel, cujo vídeo, ao ser publicado em 2016, fez o número de fãs da página do Churrasqueadas no Facebook ganhar 315 mil curtidas num único final de semana. "O churrasco é a minha vida, e hoje eu vivo em torno dele. É mais que uma refeição, é uma confraternização para qualquer ocasião", afirma o profissional.

Visando esclarecer possíveis dúvidas dos "churrasqueiros de final de semana" ou de quem quer começar a se aventurar à beira de uma churrasqueira, Encontro conversou com José Almiro sobre temas considerados fundamentais para se fazer um bom churrasco. Confira:

Carvão é tudo igual?

Existem vários tipos de carvão para churrasco, o mais comum e mais indicado é o carvão de eucalipto, mas existem outros tipos como o briquete que é um bloco denso e compacto de materiais como madeira ou mesmo o pó do carvão comum. É recomendável comprar um carvão com registro em órgãos ambientais. Para saber se o carvão é de qualidade, deixe cair no chão, e ele deve ter som semelhando ao de um vidro. Se tiver muita dificuldade em acendê-lo, deve ser um carvão úmido. Ele não deve soltar muita fumaça. Caso haja fumaça, não foi muito bem produzido.

O tipo de churrasqueira influencia? Quais são os mais comuns e suas finalidades?

Cada tipo de churrasqueira é destinada a um modo diferente de se preparar a carne. A tradicional, mais conhecida no Brasil, na qual a caixa de brasa fica embaixo da grelha, é mais indicada para assar. Há ainda as pit smokers, que defumam a carne, e são mais comuns nos EUA. Temos a parrilla, muito comum na Argentina e Uruguai, que se diferencia porque a caixa de brasa fica ao lado, e o "parrillero" puxa a brasa para os locais onde estão as carnes que serão assadas. Há ainda a churrasqueira a bafo, que possui uma tampa e simula um forno.

O correto é assar na brasa ou o churrasco pode ser feito com fogo alto tomando cuidado para não queimar?

O ideal é no calor da brasa. A chama irá queimar a carne por fora. Além de deixar um gosto ruim na peça.

Existe corte de carne ruim ou é possível fazer um bom churrasco com qualquer carne?

Qualquer corte é possível fazer churrasco, o que determina é o modo de preparo. A picanha, contrafilé e fraldinha, se prepara rapidamente, com calor intenso e selagem em ambos os lados. Uma costela, cupim ou ponta de peito, deve ser preparado com menos calor, mas assadas por mais tempo. Enquanto no Brasil a picanha é sinônimo de churrasco, nos Estados Unidos a ponta de peito, que ninguém utiliza por aqui, é que faz mais sucesso. O modo de preparo, lá, é diferente, a carne é defumada "low and slow", ou seja baixa temperatura por um longo tempo.

O que é importante observar ao comprar as carnes?

Primeiramente a procedência, se a carne está fresca, com uma cor viva, sem cheiro estranho. Cortes como picanha e contrafilé, observar se existe uma boa capa de gordura, que também deve estar firme. O marmoreio, que é a gordura entremeada na carne, também é importante.

Pode temperar carne bovina com especiarias ou o ideal é somente o sal grosso?

Qualquer carne pode-se temperar. A imaginação é ilimitada. Claro que os tradicionalistas preferem só sal, mas não necessariamente o sal grosso. Desse modo, sente-se mais o sabor da peça de carne, mas um tempero bem feito sempre agrega.

Espeto ou grelha influenciam no sabor e na textura?

Espeto ou grelha é muito regional, mas a grelha tem a vantagem de manter mais o suco dentro da carne, deixando a peça mais suculenta na hora do consumo. Furar uma peça de carne ou linguiça, por exemplo, o suco dela vai sair pelo furo. Isso pode deixa-la mais seca.

Existe jeito certo de cortar a carne? Pode espetar com o garfo para firmar?

Recomendamos sempre cortar contra as fibras na hora de servir. Isso a deixará mais macia na mastigação. O ideal é evitar de furar com garfo, por exemplo, para que o suco da carne não saia de dentro dela, mantendo-a suculenta.

Resumidamente, quais são os cuidados básicos para assar cada tipo de carne? (bovina, suína, aves e linguiça)

Qualquer carne, é recomendável levar a churrasqueira em temperatura ambiente. Antes de churrasqueá-la, deixe fora da geladeira por uns 15 a 20 minutos. Mais do que isso é perigoso a contaminação. Carne bovina pode ser preparada só com sal e consumida ao ponto ou mal passada. Já na carne suína e de ave, um tempero bem elaborado agrega bastante, mas isso deve ser feito com horas de antecedência para que a carne absorva melhor os temperos. Carne de frango deve ser consumida ao ponto pra bem passada. A suína pode ser ao ponto, ou até ao ponto para mal, caso seja uma carne de boa procedência.

Como "administrar" a churrasqueira para que não falte carnes ou elas fiquem sobrando (ou ressecadas na churrasqueira) durante a festa?

Comece com os aperitivos com o pão de alho, depois com a linguiça e frango. Depois com a carne bovina, e tente servi-la sempre quente. Calcule 300 a 400g de carne sem osso por pessoa, ou 400 a 600g de carne com osso. Lembre-se dos acompanhamentos, sempre vão muito bem no churrasco, como a maionese, vinagrete e pão de alho.

Confira uma das receitas preparadas por José Almiro no canal Churrasqueadas:

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade