Publicidade

Estado de Minas GASTRÔ

Aprenda a preparar um café perfeito em casa

Dicas são da barista Júlia Fortini, sócia da Academia do Café, de BH, e campeã do Campeonato Brasileiro de Brewers Cup


postado em 02/05/2022 10:44 / atualizado em 02/05/2022 10:44

É possível preparar um bom café seguindo dicas simples(foto: Pixabay)
É possível preparar um bom café seguindo dicas simples (foto: Pixabay)
Com a chegada do outono, as temperaturas começam a ficar mais baixas e aquele tradicional cafézinho fica ainda melhor. Só que preparar a bebida, pode não ser tarefa fácil para muita gente. Até mesmo para quem já possui prática, vale saber que o café pode ficar ainda melhor com algumas dicas simples.

A barista Júlia Fortini, da Academia do Café, de Belo Horizonte(foto: Academia do Café/Divulgação)
A barista Júlia Fortini, da Academia do Café, de Belo Horizonte (foto: Academia do Café/Divulgação)
"O mais importante é ter um bom grão e água, mineral ou filtrada, de qualidade", diz Júlia Fortini, sócia da Academia do Café, de Belo Horizonte. "O ideal é moer o café na hora de fazer, mas quem não possui moedor não precisa se preocupar, pois é possível obter um bom resultado com o café comprado em pó", comenta a especialista. 

Confira um passo a passo de como fazer um bom café, com dicas de Júlia Fortini:

1) Medidas

Júlia Fortini recomenda respeitar a proporção de 7 g para cada 100 ml de água. E não precisa necessariamente de uma balança para acertar a receita, afinal, uma colher de sopa cheia tem aproximadamente 10 gramas de café.

2) Tenha calma

Não é necessário encher toda a garrafa térmica. "O ideal é tomar o café logo depois que ele é coado", explica Júlia Fortini, que recomenda preparar cerca de 500 ml de café por vez, para tirar máximo proveito do pó e da experiência.

3) Escalde o filtro

Antes de colocar o pó, é necessário passar um pouco de água fervente pelo filtro, para tirar o sabor residual do papel, que prejudica a qualidade do café. "Essa é uma parte importante do processo. Pode notar que quando você escalda, sobe um cheiro bem forte do papel", observa a barista.

4) Ferver ou não, eis a questão

"Muita gente tem dúvidas sobre a temperatura da água. O certo é ferver, mas não deixar fervendo por muito tempo, para a água não perder os minerais. O ideal é, logo após a fervura, desligar o fogo e esperar uns dois minutinhos antes de passar o café. Assim, já sai na temperatura ideal para tomar", explica Júlia Fortini.

5) Tenha calma (novamente)

Na hora de coar o café, não despeje tudo de uma vez no filtro. "Isso faz o pó concentrar no fundo, dando um gosto mais amargo. O certo é ir com calma. Comece derramando a água em movimentos circulares, molhando todo o pó. Depois, aguarde uns 20 segundos. Termine despejando a água fazendo o mesmo movimento, de forma suave", orienta a especialista.

Prensa francesa

Quem prefere coar o seu café em uma prensa francesa deve tomar alguns cuidados, de acordo com Júlia Fortini. "O pó precisa ser mais grosso, para não entupir o filtro ou passar para a bebida. Se for uma prensa de 300 ml, coloque 20 g de café, ponha metade da água, mexa com uma colher, complete com o resto e deixe descansar por apenas 4 minutos, pois a partir desse tempo o café ficará mais amargo", observa a barista.

O método da prensa francesa também é ideal para quem está atrás de um bom café com leite. "A diferença é que neste caso, eu usaria uma proporção maior de pó, de 15 g para cada 100 ml de leite, para não esconder tanto o sabor", comenta Júlia Fortini.

Publicado originalmente em 25/03/2020

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade