Estado de Minas ENCONTRO GASTRÔ 2023

D'Artagnan é o melhor de BH na categoria Bistrô


postado em 05/09/2023 15:37

Lagostim au Beurre Blanc: servido com risoto de bisque, aspargos verdes frescos, farofa noisette e aroma de tangerina(foto: Paulo Marcio/Encontro)
Lagostim au Beurre Blanc: servido com risoto de bisque, aspargos verdes frescos, farofa noisette e aroma de tangerina (foto: Paulo Marcio/Encontro)
No dicionário está lá: Bistrô: 1. Restaurante pequeno e despretensioso, onde se servem também bebidas, típico da França. 2. Estabelecimento semelhante, localizado fora da França e eventualmente não ao estilo francês. Pois o D'Artagnan preenche os requisitos com maestria. "Trabalhamos com insumos de luxo, mas não gosto de usar a definição alta gastronomia. É muito importante frisar que somos um lugar descontraído, com atendimento leve, que exalta a comida afetiva", diz a chef Marise Rache, que este ano conquista também o prêmio de Chef do Ano por Encontro Gastrô - O Melhor de BH.

Um exemplo, é o Caviar Polanco, vindo diretamente do Uruguai, produzido por uma família russa, que levou o esturjão para o país, e que acaba de entrar no cardápio. "Gosto de pensar que esses ingredientes sofisticados estão ligados a momentos de celebração. Muita gente vem aqui e diz, hoje vou pedir caviar para comemorar meu aniversário de casamento", explica Marise. E ao que dizem por aí, nada combina mais com essa iguaria que perlage (pérolas), como são batizadas as bolhas de espumantes, champanhes e frisantes. Nesse caso, a carta de vinhos conta com 11 opções com valores a partir de 160 reais.

As irmãs Denise e Marise Rache: uma cuida do salão e a outra, da cozinha, em uma união perfeita(foto: Paulo Marcio/Encontro)
As irmãs Denise e Marise Rache: uma cuida do salão e a outra, da cozinha, em uma união perfeita (foto: Paulo Marcio/Encontro)
Entre os clássicos do D'Artagnan está o camarão com requeijão, arroz de coco e batata chips, uma antiga receita de família. Para os vegetarianos, o crustáceo é substituído por palmito pupunha. Uma novidade, no entanto, vem batendo de frente com o prato mais queridinho dos clientes. É o Lagostim au Beurre Blanc, servido com risoto de bisque, aspargos verdes frescos, farofa noisette e aroma de tangerina. "Virou um sucesso. Já prometi deixar no cardápio o máximo que conseguir, mas o lagostim não é fácil de ser adquirido com frequência", afirma Marise, que traz os peixes e frutos do mar do litoral do Rio de Janeiro.

R. Tomás Gonzaga, 593, Lourdes, (31) 3295-7878. Ter.: 19h/0h; qua. e qui.: 12h/16h e 19h/0h; sex. e sáb: 12h/0h; dom.: 12h/17h.

@dartagnanbistro

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação