Estado de Minas ENCONTRO GASTRÔ 2023

Redentor é o melhor de BH na categoria Choperia


postado em 18/09/2023 15:23

Para ser servido, chope tem de obedecer um padrão: gás nitrogênio é responsável pela cremosidade especial nos três dedos de espuma(foto: Paulo Márcio/Encontro)
Para ser servido, chope tem de obedecer um padrão: gás nitrogênio é responsável pela cremosidade especial nos três dedos de espuma (foto: Paulo Márcio/Encontro)
Na capital dos bares, ele é a estrela da noite. E no Redentor, é tratado com todo respeito. Semanalmente, são servidos ali mais de 3 mil litros de chope . Cada copo segue um processo rigoroso. "O chope requer um conhecimento específico do funcionamento do bar e a habilidade dos nossos garçons", diz o sócio Daniel Ribeiro. "Há todo um processo para sair no padrão." Para começar, os barris ficam armazenados na câmara fria do bar, onde descansam por um dia inteiro. Na hora de servir, é usado gás nitrogênio, responsável pela cremosidade especial nos três dedos de espuma que cobrem o chope. "Nós deixamos uma biqueira especial só para o creme, ligada a um barril, que ficou descansando por dois dias", revela Daniel.

O sócio Daniel Ribeiro diz que a casa celebra o amor do Rio de Janeiro pela bebida:
O sócio Daniel Ribeiro diz que a casa celebra o amor do Rio de Janeiro pela bebida: "Igual o pão de queijo é importante para nós, o chope é para o carioca" (foto: Paulo Márcio/Encontro)
O ambiente da choperia merece um destaque à parte. Aberto em maio de 2003, o Redentor trouxe para o coração da Savassi o espírito do Rio de Janeiro. "Igual o pão de queijo é importante para nós, o chope é para o carioca", explica o sócio. Além do foco na bebida, a equipe concentra seus esforços em criar um clima despojado, divertido e extremamente confortável. "Nosso ambiente é para agradar todo mundo: dos clientes de terno aos de bermuda e chinelo." Outro grande destaque da casa está no seu cardápio: o bolinho cervejeiro (claro!). O petisco ideal para ser compartilhado na mesa entre os cervejeiros da rodada é recheado com linguiça de pernil moída temperada com uma série de especiarias e queijo minas. Um molho de mostarda e mel acompanha o prato.

A choperia passa agora por um período de expansão, tanto no espaço quanto no cardápio. Em parceria com o mixologista Tiago Santos, a casa investiu pesado em uma linha de caipirinhas especiais. "Queremos ser lembrados não só pelo chope, mas também pelas nossas caipis", diz Daniel. Sabores diferentes, como lichia, tangerina e limão ou maracujá, baunilha e açúcar levemente picante salpicado na borda do copo, fazem a alegria da clientela. "Também pegamos o imóvel ao lado do Redentor para criar um novo balcão, onde vamos servir batidas cariocas". O novo anexo da choperia promete atrair atenção com sua estufa, também com a alma do Rio, onde ficarão armazenadas comidas quentes, como empadas e bolinhos, além de uma série de opções frias, elaboradas com frutos do mar.

R. Fernandes Tourinho, 500, Savassi, (31) 3284-1175. Diariamente.: 11h/0h.
@redentorbar.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação