Estado de Minas DESPEDIDA

Bistrô Birosca deixará Santa Tereza e reabrirá em novo endereço em BH

Após 13 anos, restaurante anuncia mudança para o bairro Lourdes e promete dois meses de festas de despedida no atual espaço


postado em 06/08/2025 10:45 / atualizado em 06/08/2025 10:50

Birosca ficava localizado na rua Silvianópolis, no Santa Tereza(foto: Reprodução/Instagram @biroscas2)
Birosca ficava localizado na rua Silvianópolis, no Santa Tereza (foto: Reprodução/Instagram @biroscas2)
Após 13 anos de funcionamento no tradicional bairro Santa Tereza, o bistrô Birosca se prepara para mudar de endereço. Em uma carta aberta publicada no Instagram oficial da casa, a chef e proprietária Bruna Martins anunciou a despedida do espaço localizado na região Leste de Belo Horizonte. “Não é um adeus. É um até logo”, escreveu.

O fechamento da unidade atual deve ocorrer em cerca de dois meses, mas não sem uma despedida à altura. A chef adiantou que uma programação especial será preparada para os meses de agosto e setembro, antes da transição definitiva para o novo local.  “Vamos nos despedir como manda o Santa Tereza: sem tristeza, celebrando noite adentro em agosto e setembro — com festa, música, encontros e muita, muita comida. Em breve traremos a programação completa destes 2 meses de despedidas e emoções”, anunciou.

A mudança levará o Birosca para Lourdes, na região Centro-Sul da capital. “Com o coração cheio de gratidão e um frio na barriga, a Birosca se prepara para sair do Santa Tereza e se aventurar pelas esquinas do Lourdes — numa casa que resistiu serena entre prédios imensos e que agora será transformada no nosso novo lar”, contou Bruna.

Famosa por sua culinária autoral e afetiva, a casa, situada atualmente na rua Silvianópolis, também se destaca pela oferta de vinhos à vontade no sistema “open wine”. A mudança, segundo Bruna, é motivada pelo desejo de renovação. “Agora, num momento em que a vontade de crescer e a necessidade de mudança ficaram fortes demais, começamos a escrever o próximo capítulo: um novo endereço, uma nova esquina, uma nova casa… e o mesmo amor pela cozinha e por Belo Horizonte”, afirmou.

Segundo a chef, a mudança é um passo consciente, pensado com cuidado. “Um recomeço que representa crescimento e novos desafios, mas que carrega, em cada detalhe, tudo o que o Santa Tereza nos ensinou. Nada do que sou hoje teria sido possível sem esse bairro. Toda conquista da Birosca carrega o DNA do Santê — e isso nunca vai mudar”, escreveu.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação