
Um dos destaques desta edição é o menu elaborado em colaboração por seis chefs mulheres, todas atuantes na cena gastronômica mineira. Encabeçado por Bruna Costa, o cardápio conta com a participação das chefs Juliana Duarte (Cozinha Santo Antônio), Silvana Watel (Francette), Bruna Haddad (Zuzunely), Cleide Duarte (Dona Fulô) e Elisa Dayrell (Espetacular Doceria), responsável pela sobremesa. Cada prato foi pensado para expressar talento e criatividade e reforçar a proposta do encontro.
“Desenvolvemos esse evento buscando fomentar a ideia de que juntas somos sempre mais. Nós, enquanto mulheres, precisamos de união para diminuir a sobrecarga que ainda recai sobre nós. A ideia é estimular e incentivar as profissionais a comprarem, a contratar e fazer negócios entre si, fortalecendo uma rede potente que ajude a transformar um cenário ainda repleto de desafios”, afirma Gabriela Gontijo.
O encontro integra o movimento "Apoie uma Chef", criado por Gabriela e Bruna com o objetivo de dar visibilidade às mulheres que atuam na gastronomia mineira. Hoje, a iniciativa reúne mais de 80 integrantes, entre chefs, confeiteiras, sommelières, baristas, bartenders e empreendedoras, e impacta mais de 300 mulheres em toda a cadeia produtiva. Entre os nomes envolvidos estão profissionais como Ana Gabi Costa (Trintaeum), Sá Marina (confeitaria), Renata Rocha (Albertina Pães), Aline Soares (Judite Comida de Vó, Bocado Mercearia e Burgo BH), além das chefs presentes no evento.
O movimento conta com apoio de empresas como Ambar, Benê Mais, Ecco Mktg, Três Marias Tilápia, Luiza Barcelos e Sweet 16, reforçando o engajamento de diferentes setores no apoio a essa rede de mulheres.
Vídeo e inspiração
Além do encontro presencial, o projeto também se desdobra em conteúdo digital com a série "Receitas de Sucesso 2025", que une gastronomia e histórias de empreendedorismo. Em cada episódio, a diretora criativa Gabriela Gontijo e a chef Bruna Costa recebem convidadas para conversas sobre trajetória profissional, desafios e conquistas no mercado. Na próxima temporada, duas empresárias mineiras estarão em destaque: Maria Isabel Junqueira, CEO do G4 Educação, e Luiza Barcelos, diretora criativa da marca que leva seu nome.
Mais do que promover a gastronomia, o projeto busca ampliar o impacto social e econômico de iniciativas lideradas por mulheres. De acordo com um estudo da GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), empreendedoras chegam a reinvestir até 90% de sua renda em suas famílias e comunidades.