Estado de Minas

Uruguai se despede de José Mujica

Ex-presidente do país faleceu nesta terça-feira aos 89 anos


postado em 14/05/2025 09:43 / atualizado em 14/05/2025 09:54

José Mujica em visita ao Brasil em 2023(foto: Tânia Rego/Agência Brasil)
José Mujica em visita ao Brasil em 2023 (foto: Tânia Rego/Agência Brasil)
O Uruguai deu início nesta quarta-feira (14) a três dias de luto oficial pela morte do ex-presidente José Mujica, que faleceu na terça-feira (13), aos 89 anos, em decorrência de um câncer no esôfago. As cerimônias de despedida ocorrem no Parlamento, em Montevidéu, onde o corpo está sendo velado. O sepultamento está marcado para a manhã de quinta-feira (16), no Cemitério Central da capital.

Milhares de pessoas formam filas nos arredores do Parlamento para prestar as últimas homenagens ao político. O atual presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, acompanhou o traslado do corpo de Mujica desde sua residência rural até o centro de Montevidéu. Em mensagem publicada nas redes sociais, Orsi lamentou a perda e destacou a importância política do ex-presidente.

Quem foi Pepe Mujica

Mujica nasceu em 1935 e foi um dos principais nomes da esquerda uruguaia. Nos anos 1960, integrou o grupo guerrilheiro Tupamaros, que enfrentava a ditadura militar. Foi preso em diferentes ocasiões e passou cerca de 14 anos detido, grande parte em regime de isolamento.

Após a redemocratização, foi eleito deputado, ministro e, em 2009, presidente da República, assumindo o cargo em 2010. Durante seu mandato, foram aprovadas leis como a regulamentação da maconha, a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo e a descriminalização do aborto. Deixou a presidência em 2015 e, posteriormente, foi eleito senador, cargo do qual se afastou em 2020 por motivos de saúde.

Mujica era conhecido pelo estilo de vida austero. Viveu durante todo seu mandato em sua chácara na zona rural de Montevidéu, ao lado da esposa, a ex-senadora Lucía Topolansky. Após deixar a política ativa, continuou sendo uma referência para setores progressistas da América Latina.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação