Publicidade

Estado de Minas MODA

Jovem de 16 anos desfila coleção na São Paulo Fashion Week

Rapaz foi apadrinhado pelo estilista Alexandre Herchcovitch


postado em 26/10/2018 10:30 / atualizado em 26/10/2018 10:51

O jovem catarinense Rafael Bueno, de 16 anos, virou
O jovem catarinense Rafael Bueno, de 16 anos, virou "atração" ao debutar no mundo da moda com um desfile na São Paulo Fashion Week (foto: Instagram/pborgesj/Reprodução)

Rafael Bueno virou "sensação" no backstage dos desfiles da 46ª edição da São Paulo Fashion Week (SPFW) – a principal semana de moda do Brasil. O garoto catarinense de 16 anos de idade realizou o sonho de apresentar o seu talento na última quinta, dia 25 de outubro, penúltimo dia do evento. "Foi um experiência única, algo totalmente fora do meu universo e da minha realidade", disse o jovem em entrevista ao jornal Correio Braziliense.

Apadrinhado pelo renomado estilista paulista Alexandre Herchcovitch, Rafael foi descoberto por meio das redes sociais. "Mandei a minha história para uma youtuber que sigo, e ela postou na rede. Uma amiga minha tirou print da postagem e mandou para o Alexandre. Ele começou a me seguir e disse que queria me conhecer", conta o jovem estilista ao periódico.

Apaixonado por moda desde os 12 anos, Rafael Bueno começou fazendo vestidos para sua irmã. Não se considera autodidata, porque reconhece a influência da internet. "Aprendi tudo por lá". Com o contato virtual, Herchcovitch foi até a casa de Rafael, em Blumenau, Santa Catarina, e quis ajudá-lo. A história se espalhou e comoveu até Luciano Huck, que foi até a SPFW gravar a história do garoto para seu programa Caldeirão do Hulk, exibido aos sábados pela Rede Globo.

Alexandre Herchcovitch deu assistência a Rafael em todo o processo produtivo, inclusive com dicas sobre o que poderia funcionar ou não na passarela. Coleção pronta, foi hora de encaixá-la no calendário do Projeto Estufa, iniciativa da semana de moda de São Paulo que incentiva novos talentos, para ver o sonho se tornar realidade.

Fragmentos
A internet ajudou Rafael a conseguir o apoio do estilista Alexandre Herchcovitch(foto: Instagram/rafael_cbueno/Reprodução)
A internet ajudou Rafael a conseguir o apoio do estilista Alexandre Herchcovitch (foto: Instagram/rafael_cbueno/Reprodução)

Na passarela da SPFW, nenhuma música tocava por inteiro. Cortadas, misturando vários estilos musicais, representavam os fragmentos da vida de Rafael que, juntos em uma mesma sintonia, o fazem um garoto inteiramente formado por sonhos.

A coleção trouxe modelos baseados nos anos 1960, mas que, segundo Rafael, reflete uma mulher moderna. "O ponto de partida foi um vestido que fiz para a minha irmã com detalhes de brim e muitos recortes, reaproveitando tecidos que seriam descartados. Gosto muito da silhueta de 1960 e acho que passei um ar de modernidade", diz o jovem catarinense ao Correio.

Considerado um garoto à frente de seu tempo por Herchcovitch e por quem estava acompanhando o desfile, Rafael defende que roupa é apenas um complemento. "Acredito que este é o futuro: a silhueta mais ampla representa uma mulher moderna. Esta não se prende a uma roupa, que é um mero detalhe. A beleza é a própria mulher", comenta o futuro estilista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade